Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Biblioteca ativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO MESTRADO_Catarina Coelho_2020.pdf3.28 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação relata os resultados de uma pesquisa referente ao estudo de caso sobre um Programa de Ocupação de Férias de Verão para crianças e jovens dos 11 aos 15 anos realizado a partir de uma atividade de animação de leitura. Foi objetivo deste estudo entender as motivações e alterações comportamentais dum grupo de jovens utilizadores da Biblioteca Municipal da Batalha face a uma atividade de animação de leitura, inserida no programa intitulado “Biblioteca Ativa”. A “Biblioteca Ativa” foi um programa de Ocupação de Férias de Verão direcionado ao público infantojuvenil, promovido pelo Município da Batalha e desenvolvido pela Biblioteca Municipal, no ano de 2018, que proporcionou a 50 jovens participantes diversas atividades lúdicas, culturais e desportivas, durante os meses de julho e agosto. No que se refere aos participantes neste programa, importa destacar que num total de 50 dos inscritos, mais de metade correspondia a um grupo de jovens cujo papel observado diariamente pelas técnicas da biblioteca era o de constantes entradas e saídas do espaço da biblioteca e manifesto desinteresse por quaisquer atividades anteriormente realizadas, associadas ao livro e à leitura. Dado o facto deste programa ter sofrido alterações de última hora, um dos dias calendarizado sofreu modificações e as atividades agendadas para o dia inteiro concentraram-se apenas no tempo da manhã, havendo a necessidade de recorrer a um “plano b” para ocupar o tempo da tarde. É neste “plano b” que surge uma dinâmica de grupo, compreendendo uma atividade de animação de leitura, envolvendo o grupo dos participantes, dinâmica que é analisada neste estudo. A investigação procurou compreender aqueles jovens que em determinada atividade de animação de leitura se revelaram, de repente, bastante diferentes dos restantes. Com a elaboração de um trabalho de campo com observação direta participante e posteriormente com a realização de um focus-group (FG), com estes jovens, pretendi, de uma forma holística, aceder ao seu quotidiano, e aos seus pontos de vista sobre o que aconteceu naquela dinâmica, permitindo dar voz aos participantes nesta atividade.

Description

Keywords

Mediação Intercultural Biblioteca Leitura Interculturalidade Animação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue