Repository logo
 
Publication

Literacia crítica para a paz nos clubes escolares: O caso dos clubes Ubuntu

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMenezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silva
dc.contributor.authorGuerra, Paula Andrea Duarte
dc.date.accessioned2025-07-01T11:17:04Z
dc.date.available2025-07-01T11:17:04Z
dc.date.issued2025-06-05
dc.description.abstractUm espaço digital cada vez mais veloz e omnipresente introduz oportunidades, mas também desafios, relacionados com a necessidade de minimizar a vulnerabilidade dos cidadãos a fenómenos como a propagação de desinformação ou os discursos de ódio, que podem ser contrários à paz. A educação precisa de assumir esse papel, implementando práticas pedagógicas promotoras de literacia, que apelem à agência de professores e alunos no exercício de reflexão e desconstrução dos discursos que circulam e de uma comunicação em prol da paz e da justiça social. Esta literacia crítica para a paz pode servir-se das ferramentas da literacia para os media e da literacia social e desenvolver-se a partir de modelos pedagógicos inovadores, como podem ser os clubes escolares. Esta investigação procura compreender que contributo dão os clubes Ubuntu nesse sentido. Assente numa metodologia qualitativa, desenvolve-se um estudo de caso, que concilia observação, grupos de foco e entrevistas. Da análise de três clubes Ubuntu, verifica-se que recorrem a práticas que se enquadram nas orientações da literacia para a paz, sobretudo ao nível da sua componente interventiva. Ao nível da componente reflexiva foram identificadas oportunidades de desenvolvimento, deixando-se sugestões relativas a uma maior integração de atividades intencionalmente direcionadas para uma interação crítica com os media, bem como à implementação de medidas de avaliação de impacto das ações dos clubes, que promovam a sua eficácia, a motivação dos seus membros e apoiem a sustentabilidade da componente interventiva a longo prazo.por
dc.identifier.tid203958616
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13481
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectClube Ubuntu
dc.subjectInovação Pedagógica
dc.subjectLiteracia Crítica
dc.subjectLiteracia para a Paz
dc.titleLiteracia crítica para a paz nos clubes escolares: O caso dos clubes Ubuntu
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Inovação Pedagógica

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertacao Paula Guerra_versao final_20250328.pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: