Publication
Literacia crítica para a paz nos clubes escolares: O caso dos clubes Ubuntu
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz | |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
dc.contributor.author | Guerra, Paula Andrea Duarte | |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T11:17:04Z | |
dc.date.available | 2025-07-01T11:17:04Z | |
dc.date.issued | 2025-06-05 | |
dc.description.abstract | Um espaço digital cada vez mais veloz e omnipresente introduz oportunidades, mas também desafios, relacionados com a necessidade de minimizar a vulnerabilidade dos cidadãos a fenómenos como a propagação de desinformação ou os discursos de ódio, que podem ser contrários à paz. A educação precisa de assumir esse papel, implementando práticas pedagógicas promotoras de literacia, que apelem à agência de professores e alunos no exercício de reflexão e desconstrução dos discursos que circulam e de uma comunicação em prol da paz e da justiça social. Esta literacia crítica para a paz pode servir-se das ferramentas da literacia para os media e da literacia social e desenvolver-se a partir de modelos pedagógicos inovadores, como podem ser os clubes escolares. Esta investigação procura compreender que contributo dão os clubes Ubuntu nesse sentido. Assente numa metodologia qualitativa, desenvolve-se um estudo de caso, que concilia observação, grupos de foco e entrevistas. Da análise de três clubes Ubuntu, verifica-se que recorrem a práticas que se enquadram nas orientações da literacia para a paz, sobretudo ao nível da sua componente interventiva. Ao nível da componente reflexiva foram identificadas oportunidades de desenvolvimento, deixando-se sugestões relativas a uma maior integração de atividades intencionalmente direcionadas para uma interação crítica com os media, bem como à implementação de medidas de avaliação de impacto das ações dos clubes, que promovam a sua eficácia, a motivação dos seus membros e apoiem a sustentabilidade da componente interventiva a longo prazo. | por |
dc.identifier.tid | 203958616 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13481 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Clube Ubuntu | |
dc.subject | Inovação Pedagógica | |
dc.subject | Literacia Crítica | |
dc.subject | Literacia para a Paz | |
dc.title | Literacia crítica para a paz nos clubes escolares: O caso dos clubes Ubuntu | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dissertacao Paula Guerra_versao final_20250328.pdf
- Size:
- 1.13 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: