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Percurso de reflexão e investigação em Educação de In-fância e 1.º CEB: reorganização e enriquecimento da área da biblioteca
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva | |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
dc.contributor.author | Francisco, Márcia Alexandra Carreira | |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T13:30:18Z | |
dc.date.available | 2025-02-26T13:30:18Z | |
dc.date.issued | 2024-12-12 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surgiu no âm-bito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. Encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira parte referente à dimen-são reflexiva e a segunda parte referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva retrata a minha experiência nas quatro Práticas Pedagógicas e está subdividida em dois capítulos. O primeiro engloba o percurso efetuado em Educação de Infância, nos contextos de Creche e de Jardim de Infância. O segundo capítulo é referente aos contextos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão são apresen-tadas reflexões fundamentadas, nas quais são mencionadas as aprendi-zagens e os desafios vivenciados em cada um dos contextos educativos, bem como algumas das propostas implementadas. A dimensão investigativa é referente ao ensaio investigativo, de natu-reza qualitativa realizado no contexto de Jardim de Infância. Este teve como intuito reorganizar e enriquecer a área da biblioteca com o envol-vimento das crianças, perceber as práticas de leitura concretizadas em contexto familiar e relacioná-las com a frequência de cada criança à área mencionada anteriormente. Os dados foram recolhidos através da observação participante, notas de campo, registos fotográficos e inqué-rito por questionário. A análise dos resultados baseou-se na análise de conteúdo. Os resultados revelaram que com o envolvimento e partici-pação das crianças criou-se um espaço acolhedor, rico e estimulante que as levou a escolher a área da biblioteca com mais regularidade nos seus momentos de brincadeira livre, motivando-as a ler. Além de que, em contexto familiar, as crianças são bastante motivadas pelos pais a ma-nusearem e a lerem livros, recorrendo a uma diversidade de estratégias. Verificou-se que as que têm um maior contacto com livros em casa, na sala de atividades do Jardim de Infância preferiam escolher outras áreas de interesse. Contudo, as crianças que apenas são estimuladas em ambiente familiar com a leitura de histórias frequentam com regulari-dade a área da biblioteca e manifestaram bastante interesse pela drama-tização. | por |
dc.identifier.tid | 203903129 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/12657 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Biblioteca | |
dc.subject | Crianças | |
dc.subject | Educador | |
dc.subject | Família | |
dc.subject | Livro | |
dc.subject | Práticas de leitura | |
dc.title | Percurso de reflexão e investigação em Educação de In-fância e 1.º CEB: reorganização e enriquecimento da área da biblioteca | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |