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O impacto do COVID-19 no comportamento do turista português: Estudo comparativo 2020 vs 2021

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Abstract(s)

Ao longo da evolução da indústria do turismo, o turista revela-se cada vez mais exigente com uma série de fatores associados às suas necessidades para alcançar uma experiência memorável dentro dos parâmetros que idealiza. Estes fatores têm como objetivo satisfazer as necessidades básicas, psicológicas e de autorrealização. De salientar que, a falha de um deles é o suficiente para criar incerteza na tomada de decisão do destino turístico. A segurança é um dos fatores que pertence às necessidades básicas dos indivíduos e um dos principais critérios na tomada de decisão do destino turístico. Especialmente no período de crise económica e sanitária que atravessamos, a segurança prevalece sobre todos os outros fatores. A pandemia provocada pelo COVID-19 suscitou nos turistas e/ou potenciais turistas um sentimento de insegurança e incerteza sobre viagens futuras. Tendo presente o contexto exposto, foi efetuado um estudo com o objetivo de compreender o comportamento e motivação de viagem da população residente em Portugal Continental, em tempos de COVID-19, assim como construir um quadro comparativo entre 2020 e 2021. Neste sentido, aplicou-se um questionário para cada ano (isto é, 2020 e 2021), dirigidos a uma amostra de dimensão de 369 e 184 inquiridos, respetivamente. Os resultados obtidos, permitiram concluir que os padrões de consumo, bem como os comportamentos associados às motivações de viagem, nos últimos dois anos, sofreu um forte impacto devido à pandemia causada pelo vírus SARS-Cov-2 (COVID-19)
Throughout the evolution of the tourism industry, tourists are increasingly demanding with a series of factors associated with their needs to achieve a memorable experience within the parameters they idealize. These factors aim to satisfy basic, psychological and self-fulfillment needs. It should be noted that the failure of one of them is enough to create uncertainty in the decision making of the tourist destination. Safety is one of the factors that belongs to the basic needs of individuals and one of the main criteria in decision making for the tourist destination. Especially in the period of economic and health crisis that we are going through, safety prevails over all other factors. The pandemic caused by COVID-19 raised in tourists and / or potential tourists a feeling of insecurity and uncertainty about future travels. Bearing in mind the above context, a study was prepared in order to understand the travel behavior and motivation of the population residing in mainland Portugal, in times of COVID-19, as well as to build a comparative table between 2020 and 2021. Its was applied a questionnaire, which was created for each year (2020 and 2021), addressed to a sample size of 369 and 184 respondents, respectively. The results obtained allowed us to conclude that consumption patterns, as well as behaviors associated with travel motivations, in the last two years, suffered a strong impact due to the pandemic caused by the SARS-Cov-2 virus (COVID-19).

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Turismo Comportamento do consumidor Segurança COVID-19 Tourism Consumer Behavior Safety COVID-19

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