Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Product Innovation for Food Packaging IndustryPublication . Nagesh, Pramol Jain Mandya; Matias, João Manuel; Simões, Fábio Jorge Pereira
- PROMOÇÃO DA AUTOESTIMA E ACEITAÇÃO DO ESTADO DE SAÚDE NA TRANSIÇÃO PARA A VIVÊNCIA COM UMA OSTOMIA INTESTINALPublication . Parreira, Ana Filipa Gaiolas; Moutinho, Lídia Susana MendesO presente relatório encontra-se inserido no Estágio de Natureza Profissional com Relatório, referente ao Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde de Leiria. No percurso de prática especializada foram realizados três locais de estágio distintos: Unidade de Cuidados na Comunidade, Serviço de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental e Centro de Respostas Integradas, que se contextualizam. Recorreu-se à descrição e reflexão crítica das atividades desenvolvidas, desde o seu planeamento, baseado na evidência científica, à sua execução e posterior análise, com o objetivo de explanar a aquisição de competências comuns dos Enfermeiros Especialistas e as Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica. No âmbito da melhoria contínua da qualidade, foi realizado um projeto de melhoria contínua no local de trabalho, intitulado “A pessoa com estoma intestinal – aceitação do estado de saúde e promoção da autoestima”. Este projeto teve o intuito de valorizar a prática do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental, garantindo a melhoria da qualidade, nas mais diversas áreas de atuação, validando o facto da saúde mental ser transversal a todas as pessoas e a todos os contextos. A intervenção realizada permitiu a implementação de um programa, que visou a promoção da autoestima e aceitação do estado de saúde dos utentes englobados na amostra. Parece existir relação entre a aceitação do estado de saúde e o autocuidado ao estoma.
- O impacto do COVID-19 no comportamento do turista português: Estudo comparativo 2020 vs 2021Publication . Pinto, Ana Carina dos Santos Zegre; Martins, Rui Alberto de FreitasAo longo da evolução da indústria do turismo, o turista revela-se cada vez mais exigente com uma série de fatores associados às suas necessidades para alcançar uma experiência memorável dentro dos parâmetros que idealiza. Estes fatores têm como objetivo satisfazer as necessidades básicas, psicológicas e de autorrealização. De salientar que, a falha de um deles é o suficiente para criar incerteza na tomada de decisão do destino turístico. A segurança é um dos fatores que pertence às necessidades básicas dos indivíduos e um dos principais critérios na tomada de decisão do destino turístico. Especialmente no período de crise económica e sanitária que atravessamos, a segurança prevalece sobre todos os outros fatores. A pandemia provocada pelo COVID-19 suscitou nos turistas e/ou potenciais turistas um sentimento de insegurança e incerteza sobre viagens futuras. Tendo presente o contexto exposto, foi efetuado um estudo com o objetivo de compreender o comportamento e motivação de viagem da população residente em Portugal Continental, em tempos de COVID-19, assim como construir um quadro comparativo entre 2020 e 2021. Neste sentido, aplicou-se um questionário para cada ano (isto é, 2020 e 2021), dirigidos a uma amostra de dimensão de 369 e 184 inquiridos, respetivamente. Os resultados obtidos, permitiram concluir que os padrões de consumo, bem como os comportamentos associados às motivações de viagem, nos últimos dois anos, sofreu um forte impacto devido à pandemia causada pelo vírus SARS-Cov-2 (COVID-19)