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User Experience e User Interface Design em Digital Collections Culturais: Uma interface para um arquivo digital de lendas tradicionais algarvias

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Nas últimas décadas, o conhecimento sofreu transformações a vários níveis. O constante crescimento da internet possibilitou a disseminação de informação de forma mais prática, minimizando problemas como o acesso físico limitado a documentos. As instituições e organizações motivadas por este crescimento e partilha dedicaram-se à recolha, digitalização e criação de milhares de itens de valor histórico e cultural que são mantidos nas denominadas digital collections (Wood, 2019). Todavia, e apesar deste grande passo para o futuro da informação, existe a demanda para que estas coleções se mantenham atualizadas, não só a nível informativo, mas também a nível de experiência de utilização e interface, uma vez que estes representam a forma como a informação é exibida e explorada pelo utilizador. Assim, com o passar dos anos e com o constante desenvolvimento digital, estes mesmos utilizadores, acabam por possuir grandes expectativas no uso dos sistemas/websites e esperam que eles se adaptem às novidades tecnológicas (Vacek, 2018). No entanto, o que acontece é que estes critérios aparentam estar a ser deixados de parte, uma vez que quando consultamos uma digital collection cultural, seja ela num arquivo digital, biblioteca digital ou até mesmo num repositório, se torna possível identificar diversos casos que se encontram em estagnação. Deste modo, a experiência de utilização que é disponibilizada, acaba muita das vezes por ser complexa e o design da interface apresenta-se datado do tempo em que foi projetado e posto a utilização. As digital collections, para efeitos culturais, históricos e académicos, têm assim estado presentes na nossa comunidade já há anos e a verdade é que cada vez mais começam a ter um valor indispensável na salvaguarda de bens materiais físicos e digitais. Deste modo, a investigação teórica desenvolvida nesta dissertação foca-se em refletir e entender a importância que estas coleções têm para a comunidade, tendo em principal foco apresentar as causas que levaram a esta estagnação de experiência e de interface, reforçando e expondo a necessidade que possa existir na sua atualização. Desta forma, e uma vez que o principal objetivo será o desenvolvimento de um projeto que consiste no design de uma interface para um arquivo digital sobre lendas tradicionais algarvias, que apresente de forma visual soluções aos resultados recolhidos ao longo desta investigação, foi imprescindível a aplicação de metodologias que compõem o processo de User experience (Ux) design, tais como personas, user stories, case studies, user journey maps, surveys e tree diagrams, para investigar quais as chances de proporcionar uma melhor experiência de utilização nos arquivos de lendas, reconhecendo, através de casos de estudo específicos e testemunhos, os problemas que esta mesma estagnação está a causar a este tipo de coleções. Para além disso, e estando diretamente ligado, entra também o User interface (Ui) design onde se procurou apresentar soluções gráficas e estruturais, usando metodologias como site maps, task flow, wireframes, layouts e protótipo para gerar a interface gráfica do arquivo. Para finalizar, esta investigação procura assim, através da disciplina de design gráfico, orientada na experiência de utilização, identificar e explorar métodos que ajudem a assimilar e justificar problemas e necessidades num contexto real, ao mesmo tempo que se apresenta as soluções para melhorar as interfaces dos arquivos digitais de lendas.

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Design User experience design (Ux) User interface design (Ui) Digital Collections Arquivos Digitais Lendas

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