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Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.advisor | Reis, Susana Alexandre dos | |
dc.contributor.author | Carvalho, Mariana Gomes | |
dc.date.accessioned | 2020-10-22T14:45:18Z | |
dc.date.available | 2020-10-22T14:45:18Z | |
dc.date.issued | 2020-07-20 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte, corresponde à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso nos diferentes contextos Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão baseou-se em aspetos vivenciados ao longo das práticas de ensino supervisionado, essenciais para a minha formação, nomeadamente o percurso que foi realizado da observação à reflexão em ambos os contextos, a avaliação em ambos os contextos e também a diferenciação pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na dimensão investigativa, é apresentado um estudo que teve como objetivo perceber o processo de ensino e aprendizagem da multiplicação de números racionais em alunos do 4.º ano, num contexto de ensino exploratório, de onde decorreram as seguintes questões de investigação a) Que estratégias e dificuldades apresentam os alunos na resolução de tarefas de multiplicação de números racionais? e b) Que potencialidades apresenta o ensino exploratório no desenvolvimento do conceito de multiplicação de números racionais? Para atingir o objetivo proposto, foi implementada uma sequência de tarefas, em contexto de ensino exploratório, tendo-se adotado como opções metodológicos o paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa e design de estudo de caso. Para a recolha dos dados, recorreu-se à observação participante, à análise documental e às gravações em vídeo. Da análise dos dados emana que as principais estratégias usadas pelos alunos foram a representação icónica e a adição sucessiva, sendo as maiores dificuldades a conexão entre o raciocínio aditivo e o raciocínio multiplicativo. Emana ainda como principal potencialidade a terceira fase do ensino exploratório “discussão da tarefa e sistematização das aprendizagens” em grande grupo, e principal limitação a falta de familiaridade do professor com esta metodologia de trabalho. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202528740 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5175 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Número racional | pt_PT |
dc.subject | Multiplicação | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title.alternative | A Multiplicação de números racionais no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
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- Relatório de P.E.S._Mariana Carvalho_ Correções Formais.pdf
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