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Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.advisorReis, Susana Alexandre dos
dc.contributor.authorCarvalho, Mariana Gomes
dc.date.accessioned2020-10-22T14:45:18Z
dc.date.available2020-10-22T14:45:18Z
dc.date.issued2020-07-20
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte, corresponde à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso nos diferentes contextos Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão baseou-se em aspetos vivenciados ao longo das práticas de ensino supervisionado, essenciais para a minha formação, nomeadamente o percurso que foi realizado da observação à reflexão em ambos os contextos, a avaliação em ambos os contextos e também a diferenciação pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na dimensão investigativa, é apresentado um estudo que teve como objetivo perceber o processo de ensino e aprendizagem da multiplicação de números racionais em alunos do 4.º ano, num contexto de ensino exploratório, de onde decorreram as seguintes questões de investigação a) Que estratégias e dificuldades apresentam os alunos na resolução de tarefas de multiplicação de números racionais? e b) Que potencialidades apresenta o ensino exploratório no desenvolvimento do conceito de multiplicação de números racionais? Para atingir o objetivo proposto, foi implementada uma sequência de tarefas, em contexto de ensino exploratório, tendo-se adotado como opções metodológicos o paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa e design de estudo de caso. Para a recolha dos dados, recorreu-se à observação participante, à análise documental e às gravações em vídeo. Da análise dos dados emana que as principais estratégias usadas pelos alunos foram a representação icónica e a adição sucessiva, sendo as maiores dificuldades a conexão entre o raciocínio aditivo e o raciocínio multiplicativo. Emana ainda como principal potencialidade a terceira fase do ensino exploratório “discussão da tarefa e sistematização das aprendizagens” em grande grupo, e principal limitação a falta de familiaridade do professor com esta metodologia de trabalho.pt_PT
dc.identifier.tid202528740pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5175
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectNúmero racionalpt_PT
dc.subjectMultiplicaçãopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.title.alternativeA Multiplicação de números racionais no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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Relatório de P.E.S._Mariana Carvalho_ Correções Formais.pdf
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