Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.06 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação de mestrado propõe-se tratar de uma forma científica a
problemática da Atractividade Turística induzida pela oferta de infra-estruturas que
permitem a prática dos Desportos de Inverno. A investigação que pretendemos
desenvolver, pretende estudar o aumento da procura na Região da Serra da Estrela
em função de um reposicionamento da oferta.
Tentamos demonstrar a contribuição da atracção turística para o aumento e reforço da
procura turística no destino Serra da Estrela. Esta atractividade contribuirá para
diminuição da sazonalidade permitindo a criação e retenção de valor para as
populações locais.
Este estudo desenvolveu-se em duas fases. Na primeira, para além da pesquisa e
revisão bibliográfica, procedeu-se à teorização conceituada das determinantes e
envolventes, atractividade, animação, desporto e turismo.
Numa segunda fase a percepção, analogia e dimensão dessa mesma relação entre a
atracção turística e a ocupação das unidades hoteleiras da região.
Assim, este trabalho pretende demonstrar que os destinos turísticos obtêm vantagens
competitivas fruto dos investimentos e implementação de estruturas que potenciam os
desportos de neve.
Pudemos ainda concluir que este tipo de atractividade turística permite um
reposicionamento da oferta, o que representa o aumento da procura caracterizada por
segmentos de mercado mais interessantes do ponto de vista sócio-económico.
Conclui-se também que esta atractividade cria e desenvolve uma nova oferta que gera
uma nova procura que consegue assim gerar maior riqueza. Este aumento de riqueza
para as populações locais é resultado de um aumento dos consumos per capita, como
ainda do aumento do número médio de dias que os visitantes passam e usufruem
nesta região.
Description
Dissertação de mestrado, apresentada ao Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo.
Keywords
Marketing Estratégia Turismo Desporto Desportos Inverno Esqui - Snowbord Oferta Turistica Marketing Territorial