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Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, João Pedro Cruz da | |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Maria César Bastos | |
dc.contributor.author | Bertoli, Maria Julia de Paula | |
dc.date.accessioned | 2020-01-29T13:29:08Z | |
dc.date.available | 2020-01-29T13:29:08Z | |
dc.date.issued | 2019-11-28 | |
dc.description.abstract | Em domínio urbano, é expectável que grande parte dos problemas de congestionamento de tráfego ocorram ao nível das interseções. Neste contexto, a presente dissertação centra-se na utilização da microssimulação como ferramenta de avaliação e definição de estratégias de melhoramento do desempenho de uma interseção urbana sendo abordado o Largo da Républica em Leiria pela sua complexidade face aos níveis de tráfego que apresenta e também por se situar numa zona nobre da cidade. Para avaliação comparativa do desempenho das soluções estudadas, utilizou-se ao software de microsimulação Aimsun pela sua versatilidade e por ser considerada uma ferramenta fidedigna para este tipo de análises. A pesquisa baseou-se na definição de diversos cenários de procura de tráfego associados a diferentes propostas de reformulação geométrica, designadamente (1) ajuste do plano de temporização; (2) sistema de controlo actuado e; (3) transformação da interseção numa rotunda alongada. Em termos metodológicos, posteriormente à seleção do estudo de caso, procedeu-se à recolha de elementos existentes, a qual foi complementada pela recolha de dados adicionais in loco. Em seguida a interseção foi codificada e modelada, seguindo-se a calibração e validação. Posteriormente, foram estudadas algumas propostas de alteração semafórica ou geométrica para os diferentes cenários de demanda futura. Com os modelos construídos foi então possível desenvolver análises comparativas, evidenciando vantagens e limitações e o correspondente nível de desempenho global. Refira-se igualmente que a qualidade e precisão dos valores inseridos no modelo têm uma influência notória nos resultados pelo que a etapa de calibração e validação foi essencial para garantir a fiabilidade dos resultados. O estudo permitiu quantificar um conjunto de indicadores de desempenho que potenciou a comparação direta e credível entre as várias soluções estudadas obtendo-se, deste modo, uma base sólida para a eventual tomada de decisões quanto a intervenções na infraestrutura. Em termos gerais a solução da implantação da rotunda alongada foi a que atingiu maior nível de desempenho em termos de fluidez e capacidade, sendo ainda expectável tratar-se da solução globalmente mais competitiva considerando a totalidade dos custos nomeadamente nas vertentes de segurança rodoviária, implementação da solução, conservação e manutenção. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202384586 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4574 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Microssimulacao | pt_PT |
dc.subject | Desempenho de intersecoes | pt_PT |
dc.subject | Aimsun | pt_PT |
dc.title | Avaliação do desempenho de soluções alternativas em interseções, por recurso a técnicas de microssimulação de tráfego | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Civil - Construções Civis | pt_PT |
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