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Authors
Abstract(s)
Em domínio urbano, é expectável que grande parte dos problemas de congestionamento de
tráfego ocorram ao nível das interseções. Neste contexto, a presente dissertação centra-se na
utilização da microssimulação como ferramenta de avaliação e definição de estratégias de
melhoramento do desempenho de uma interseção urbana sendo abordado o Largo da
Républica em Leiria pela sua complexidade face aos níveis de tráfego que apresenta e
também por se situar numa zona nobre da cidade. Para avaliação comparativa do
desempenho das soluções estudadas, utilizou-se ao software de microsimulação Aimsun pela
sua versatilidade e por ser considerada uma ferramenta fidedigna para este tipo de análises.
A pesquisa baseou-se na definição de diversos cenários de procura de tráfego associados a
diferentes propostas de reformulação geométrica, designadamente (1) ajuste do plano de
temporização; (2) sistema de controlo actuado e; (3) transformação da interseção numa
rotunda alongada.
Em termos metodológicos, posteriormente à seleção do estudo de caso, procedeu-se à
recolha de elementos existentes, a qual foi complementada pela recolha de dados adicionais
in loco. Em seguida a interseção foi codificada e modelada, seguindo-se a calibração e
validação. Posteriormente, foram estudadas algumas propostas de alteração semafórica ou
geométrica para os diferentes cenários de demanda futura. Com os modelos construídos foi
então possível desenvolver análises comparativas, evidenciando vantagens e limitações e o
correspondente nível de desempenho global. Refira-se igualmente que a qualidade e precisão
dos valores inseridos no modelo têm uma influência notória nos resultados pelo que a etapa
de calibração e validação foi essencial para garantir a fiabilidade dos resultados.
O estudo permitiu quantificar um conjunto de indicadores de desempenho que potenciou a
comparação direta e credível entre as várias soluções estudadas obtendo-se, deste modo, uma
base sólida para a eventual tomada de decisões quanto a intervenções na infraestrutura. Em
termos gerais a solução da implantação da rotunda alongada foi a que atingiu maior nível de
desempenho em termos de fluidez e capacidade, sendo ainda expectável tratar-se da solução
globalmente mais competitiva considerando a totalidade dos custos nomeadamente nas
vertentes de segurança rodoviária, implementação da solução, conservação e manutenção.
Description
Keywords
Microssimulacao Desempenho de intersecoes Aimsun