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Relatório de Aprendizagem Abordagem Especializada do Doente Crítico

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorDixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
dc.contributor.authorCarvalho, Raquel Silva Carvalho
dc.date.accessioned2021-03-10T14:21:20Z
dc.date.available2021-03-10T14:21:20Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.description.abstractO presente relatório descreve o processo de desenvolvimento das competências inerentes ao enfermeiro especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Para uma assistência qualificada à pessoa em situação crítica a vivenciar processos de saúde/doença, o enfermeiro especialista deve possuir competências científicas, éticas, técnicas e relacionais, de forma a desenvolver as áreas de prestação de cuidados de formação, gestão e investigação. Assim, a primeira parte deste trabalho é constituída pela análise das atividades desenvolvidas em cada competência através de um método descritivo e reflexivo da prática clínica com o intuito de prestar melhores cuidados ao doente em situação emergente, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica, gerindo a dor e o seu bem estar do doente, administrando protocolos terapêuticos e fortalecendo a comunicação interpessoal com o doente e família, em diferentes contextos de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, entre os quais, o Serviço de Urgência Geral, o Serviço de Medicina Intensiva e o departamento do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos O Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, bem como a análise crítico reflexiva das competências especializadas, proporcionaram a aquisição e o incremento de conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão na prestação de cuidados ao doente crítico, contribuindo, deste modo, para uma valorização pessoal e profissional com vista à melhoria da qualidade dos cuidados prestados. A segunda parte deste trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que pretende sintetizar a eficácia da educação para os enfermeiros na prevenção e controlo da infeção associada ao cateter vesical em ambiente de cuidados intensivos. Concluí que o Estágio proporcionou a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão na prestação de cuidados globais e humanizados ao doente/família, no contexto da área de especialização. Essa Revisão Sistemática da Literatura contribui para a aquisição da competência de investigação do enfermeiro especialista , conforme o Regulamento n.º 140/2019, de 6 de fevereiro, através de uma estratégia de pesquisa, baseada na metodologia de The Joanna Briggs Institute.pt_PT
dc.identifier.tid202669866pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5465
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnfermeiro especialistapt_PT
dc.subjectDoente críticopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectInfeção urinária associada ao cateter vesicalpt_PT
dc.subjectUCIpt_PT
dc.titleRelatório de Aprendizagem Abordagem Especializada do Doente Críticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Críticapt_PT

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RC Relatório de Estágio 2020.pdf
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