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Relatório de Aprendizagem Abordagem Especializada do Doente Crítico
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues | |
dc.contributor.author | Carvalho, Raquel Silva Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T14:21:20Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T14:21:20Z | |
dc.date.issued | 2020-12-11 | |
dc.description.abstract | O presente relatório descreve o processo de desenvolvimento das competências inerentes ao enfermeiro especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Para uma assistência qualificada à pessoa em situação crítica a vivenciar processos de saúde/doença, o enfermeiro especialista deve possuir competências científicas, éticas, técnicas e relacionais, de forma a desenvolver as áreas de prestação de cuidados de formação, gestão e investigação. Assim, a primeira parte deste trabalho é constituída pela análise das atividades desenvolvidas em cada competência através de um método descritivo e reflexivo da prática clínica com o intuito de prestar melhores cuidados ao doente em situação emergente, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica, gerindo a dor e o seu bem estar do doente, administrando protocolos terapêuticos e fortalecendo a comunicação interpessoal com o doente e família, em diferentes contextos de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, entre os quais, o Serviço de Urgência Geral, o Serviço de Medicina Intensiva e o departamento do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos O Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, bem como a análise crítico reflexiva das competências especializadas, proporcionaram a aquisição e o incremento de conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão na prestação de cuidados ao doente crítico, contribuindo, deste modo, para uma valorização pessoal e profissional com vista à melhoria da qualidade dos cuidados prestados. A segunda parte deste trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que pretende sintetizar a eficácia da educação para os enfermeiros na prevenção e controlo da infeção associada ao cateter vesical em ambiente de cuidados intensivos. Concluí que o Estágio proporcionou a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão na prestação de cuidados globais e humanizados ao doente/família, no contexto da área de especialização. Essa Revisão Sistemática da Literatura contribui para a aquisição da competência de investigação do enfermeiro especialista , conforme o Regulamento n.º 140/2019, de 6 de fevereiro, através de uma estratégia de pesquisa, baseada na metodologia de The Joanna Briggs Institute. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202669866 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5465 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiro especialista | pt_PT |
dc.subject | Doente crítico | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Infeção urinária associada ao cateter vesical | pt_PT |
dc.subject | UCI | pt_PT |
dc.title | Relatório de Aprendizagem Abordagem Especializada do Doente Crítico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica | pt_PT |
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