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DA AVALIAÇÃO FAMILIAR AO PROCESSO DE ENFERMAGEM À FAMÍLIA – CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Henriques, Carolina Miguel da Graça | |
dc.contributor.author | Santos, Eva João de Jesus | |
dc.date.accessioned | 2020-02-21T10:10:45Z | |
dc.date.available | 2020-02-21T10:10:45Z | |
dc.date.issued | 2019-12-30 | |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, alterações políticas e sociais, levaram ao aparecimento de novas necessidades no seio familiar. A enfermagem não ficou alheia a tais factos e tentou corresponder a esses dilemas. Na abordagem à família, é essencial o enfermeiro ter ferramentas que o orientem e dotem de capacidades, de modo a entender as dinâmicas internas da família e que a possa auxiliar no seu percurso de vida. É neste contexto que surge o Modelo de Calgary de Avaliação Familiar (MCAF), uma ferramenta importante na prática de enfermagem de saúde familiar. Como tal, é fulcral investigar o impacto de um programa de intervenção, no desenvolvimento de conhecimentos e competências na avaliação familiar pelo MCAF. Este estudo tem como objetivos identificar as características sociodemográficas e profissionais dos enfermeiros que integram uma Unidade de Saúde Familiar (USF) da região Centro de Portugal, conhecer a importância atribuída à família pelos enfermeiros que integram essa unidade; identificar os conhecimentos dos profissionais sobre Avaliação Familiar; avaliar o impacto da aplicação de um programa de desenvolvimento de conhecimentos e avaliar o impacto de um programa de desenvolvimento de competências sobre a avaliação familiar, dos enfermeiros através do uso do MCAF. Este estudo é do tipo quase-experimental, com desenho pré teste e pós teste, sem grupo de controlo, de caráter quantitativo e longitudinal. Foi desenvolvido com um grupo de enfermeiros, sendo a amostra constituída por 8 enfermeiros, com dois períodos de recolha de dados - uma avaliação inicial, seguida de um programa de intervenção, e por último uma avaliação final. Para a realização do mesmo foi utilizado um instrumento de colheita de dados nos dois períodos de avaliação. Este instrumento é composto por um questionário onde são avaliadas as caraterísticas sociodemográficas, profissionais, as atitudes dos enfermeiros face à importância atribuída à família nos cuidados de enfermagem (IFCE-AE), bem como os conhecimentos e competências dos enfermeiros na avaliação familiar pela aplicação do MCAF. Através da aplicação da versão modificada da Escala IFCE-AE observa-se que o grupo de enfermeiros possui atitudes de suporte em relação à família. Verifica-se ainda existência de diferenças estatisticamente significativas, a nível de conhecimentos bem como nas competências, sobre avaliação familiar pela aplicação do MCAF, nos enfermeiros que integram uma (USF) da Região Centro de Portugal, antes e após a implementação de um Programa de intervenção. Com este estudo, conclui-se que através da implementação de programas interventivos na avaliação familiar pela aplicação do MCAF, ocorre transferência de conhecimentos e desenvolvimento de competências nos profissionais de enfermagem, contribuindo assim favoravelmente à abordagem sistémica da família. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202447251 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4709 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem familiar | pt_PT |
dc.subject | Famílias | pt_PT |
dc.subject | Capacitação | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiros | pt_PT |
dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_PT |
dc.title | DA AVALIAÇÃO FAMILIAR AO PROCESSO DE ENFERMAGEM À FAMÍLIA – CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar | pt_PT |