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Abstract(s)
Ao longo dos anos, a análise de risco de crédito tem vindo a assumir um papel decisivo na
análise do financiamento das empresas, sendo este um elemento fundamental para os
órgãos de gestão.
O financiamento é um elemento muito importante de suporte à atividade empresarial, uma
vez que as empresas não detendo capital para realizar o investimento ou atividades
correntes, recorrem ao crédito.
Para que as empresas possam diminuir o risco de perdas, elas têm de seguir políticas de
análise de crédito e de cobranças muito rigorosas. Este controlo será mais eficaz e eficiente
se a organização mantiver relações de proximidade com os seus clientes. Um dos métodos
cada vez mais utilizados para se conseguir manter relações estáveis e duradouras passa por
adotar estratégias de CRM – Customer Relationship Management.
A presente dissertação tem como objetivo desenvolver um modelo de análise de risco de
crédito para os clientes da empresa inCentea. Este modelo permitirá perceber se o cliente
reúne as condições necessárias para atribuição de crédito, e assim diminuir os risco para a
inCentea.
Conclui-se que a utilização de um maior número de variáveis na avaliação do risco permite
uma minimização do risco. Através da integração do modelo de análise de crédito no
software de CRM, a inCentea poderá fundamentar a sua decisão de concessão ou não de
crédito com base em indicadores económicos e financeiros.
Description
Keywords
Chave Concessão de crédito Análise de crédito Costumer relationship management Gestão do risco Empresa de tecnologia