Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves dept_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorVasconcelos, Isabel Sofia Oliveira de
dc.date.accessioned2020-10-22T14:01:31Z
dc.date.available2020-10-22T14:01:31Z
dc.date.issued2020-07-27
dc.date.submitted2020-07
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado do âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e apresenta-se dividido em duas partes. A primeira parte integra duas dimensões, sendo a primeira a dimensão reflexiva referente ao percurso da minha Prática Pedagógica em contexto de Creche e a segunda apresenta a dimensão investigativa onde se apresenta um estudo investigativo, realizado neste mesmo contexto, cujos intervenientes são duas crianças do grupo de Creche e três Educadoras de Infância da Instituição. Este estudo faz referência às estratégias utilizadas pelas educadoras de infância aquando dos momentos de transição e adaptação entre a Creche e o Jardim de Infância bem como às continuidades educativas entre os dois contextos. Para tal, procedeu-se à recolha e análise de dados que estivessem diretamente ligados a essa questão e, seguidamente, procedeu-se à formulação de um enquadramento teórico que a fundamentasse. Assim, procedeu-se a um estudo de carácter qualitativo interpretativo onde se pretendia demonstrar quais os procedimentos relativos ao processo de transição das crianças entre valências no período intermédio do ano letivo. Os dados recolhidos foram reveladores de que existem estratégias que podem ser adotadas pelas educadoras de infância ao longo do processo de transição para o Jardim de Infância e posterior adaptação a este, proporcionando às crianças uma estabilidade emocional e fomentando a continuidade educativa das aprendizagens, promovendo o desenvolvimento holístico da criança. Na segunda parte faz-se referência novamente à dimensão reflexiva, mas em contexto de Jardim de Infância, numa instituição privada e numa instituição pública, sendo esta fundamental para uma prática de qualidade, que integre todas as vertentes (indissociáveis) da educação de Infância.pt_PT
dc.identifier.tid202528693pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5173
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infânciapt_PT
dc.title.alternativeA Transição entre a Creche e o Jardim de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório P. E. S._ Isabel Vasconcelos.pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: