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ESTRATÉGIAS PARA CAPACITAÇÃO DE JOVENS EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA

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Enquadramento: Uma atuação adequada nos dois primeiros elos da “cadeia de sobrevivência”: ativação 112 e SBV precoce, aumentam exponencialmente a sobrevivência do indivíduo que sofre a PCR. A capacitação do maior número de pessoas nesta área é fundamental. Sendo a escola um local privilegiado para aumentar conhecimentos, esta investigação procura a definição de estratégias eficientes que levem à aquisição e assimilação de um conjunto de conhecimentos, que possam ser úteis quando se preconiza uma assistência rápida, segura e organizada, perante situações de risco de vida. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental do tipo pré teste pós teste, com grupo de controlo, com objetivo de avaliar os conhecimentos e práticas adquiridas, após formação em SBV, e, a melhor estratégia para assimilação desses conhecimentos. A amostra foi constituída por vinte e dois alunos, a frequentar o 9º ano de escolaridade. Foi realizado um questionário para aferir conhecimentos teóricos e disponibilidade para efetuar manobras de SBV antes, imediatamente e 3 meses após a formação, e, foi ainda aplicada uma grelha de avaliação de competências práticas em SBV imediatamente e 3 meses após a formação. Resultados: Verificou-se a eficácia da formação, com uma melhoria no nível de conhecimentos e competências práticas em SBV. No entanto, não existe diferença com significado estatístico após a aplicação de estratégias para assimilação dos conhecimentos. Ou seja, o grupo de controlo, obteve resultados semelhantes na avaliação de conhecimentos e práticas 3 meses após a formação, quando comparado com o grupo estimulado através da aplicação WhatsApp. O nível de conhecimentos diminuiu 3 meses após a formação em toda a amostra. A disponibilidade para realizar manobras de SBV foi mantida antes, após e 3 meses depois da formação, apesar dos jovens concordarem que o conhecimento aumenta a disponibilidade. Conclusão: Foi evidente o contributo da formação, na melhoria do nível de conhecimentos e aquisição de habilidades práticas de SBV. Existe necessidade de mais estudos para compreender quais as estratégias mais eficazes para manter conhecimentos, visto que não se encontrou resultados estatisticamente significativos entre as duas estratégias aplicadas. Após 3 meses da formação inicial, é evidente a necessidade aplicação de estratégias para manter conhecimentos e práticas de SBV.

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Capacitação Estratégias de assimilação Conhecimentos Jovens Suporte Básico de Vida

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