Repository logo
 
Publication

Determinação da aceleração lateral de conforto em curva para veículos automóveis, diferentes condutores e "perfis" de condução

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânicapt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Carlos Daniel Henriques
dc.contributor.advisorNeves, Carlos Fernando Couceiro de Sousa
dc.contributor.authorBrás, Marcelo Oliveira
dc.date.accessioned2018-03-16T17:13:59Z
dc.date.available2018-03-16T17:13:59Z
dc.date.issued2013-12-27
dc.description.abstractO crescimento do número de veículos a circular na via pública tem provocado um aumento da insegurança nas estradas em consequência da quantidade de informação a que o condutor necessita de estar atento. De modo a minimizar este facto, os construtores de automóveis têm-se focado no desenvolvimento de sistemas de auxílio ao condutor que têm como principal função simplificar e aumentar o conforto de condução. Os avanços realizados nesta área têm sido elevados, o que permite que a condução autónoma seja uma realidade cada vez mais próxima. Contudo, os sistemas introduzidos apresentam um comportamento automático distante do comportamento dos condutores. Tendo como base os aspetos referidos anteriormente, este trabalho tem como objetivo encontrar uma forma de tornar estes sistemas análogos ao comportamento do condutor, no que diz respeito ao controlo de velocidade em curva. Neste sentido, são realizados estudos das reações de diferentes condutores em situações de condução em ambiente real. Os estudos são realizados num percurso previamente selecionado e num veículo específico, tendo este sido instrumentado para a aquisição das variáveis necessárias, tais como, condições dinâmicas do veículo e aspetos representativos do comportamento do condutor, como atuação de pedais e batimento cardíaco. Posteriormente é realizada a análise dos dados recolhidos de forma a encontrar uma função de controlo para a velocidade do veículo em função das acelerações laterais ou raio de curvatura das estradas.pt_PT
dc.identifier.tid201881489pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3136
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento do condutorpt_PT
dc.subjectCondução autónomapt_PT
dc.subjectAceleração lateral em curvapt_PT
dc.titleDeterminação da aceleração lateral de conforto em curva para veículos automóveis, diferentes condutores e "perfis" de conduçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEngenharia Automóvelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Marcelo Oliveira Brás_Projeto.pdf
Size:
5.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: