Repository logo
 
Publication

Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.authorOliveira, Maria do Rosário Jorge de
dc.date.accessioned2020-02-07T15:18:04Z
dc.date.available2020-02-07T15:18:04Z
dc.date.issued2019-11-07
dc.description.abstractUm olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula, centrado na perceção que os professores de um Agrupamento de Escolas têm dessa realidade, é o tema deste trabalho. No enquadramento teórico dos conceitos de disciplina e educação e de indisciplina e organização, procurou-se fundamentar a temática, para aplicar no estudo de caso realizado numa escola da Zona Centro do País. A disciplina é importante na obtenção do sucesso educativo, assumindo a relação pedagógica, com as suas dimensões espaciotemporais, relacionais e comunicacionais, um papel fundamental para a consecução dessa finalidade. Na sala de aula a indisciplina apresenta três níveis, segundo a categorização de João Amado, que envolvem o incumprimento das regras e normas estabelecidas, e os comportamentos disruptivos que acontecem nas relações entre pares e nas relações entre professor e aluno(s). A investigação sobre a perceção dos professores do fenómeno da (in)disciplina na sala de aula, nos três ciclos do Ensino Básico, privilegiou uma abordagem qualitativa, na análise de conteúdo das entrevistas, sendo complementada com a quantificação dos dados recolhidos nos inquéritos. Com o objetivo de compreender os comportamentos indisciplinados, as medidas disciplinares e as dinâmicas organizacionais para lidar com esta problemática, foram tratados e analisados os dados recolhidos de modo articulado. Verificou-se uma relação inversa quanto ao nível de gravidade e de frequência do comportamento indisciplinado, a necessidade de aplicar medidas disciplinares, embora a ação preventiva seja a mais desejável, e o papel ativo dos professores e dos órgãos de gestão pedagógica na resolução das situações de indisciplina que ocorrem na escola, concretamente na sala de aula. Finalmente, consideramos que este estudo ao conhecer e refletir sobre as relações interpessoais e as práticas pedagógicas do Agrupamento, pode contribuir para a melhoria contínua do clima escolar e para o sucesso educativo.pt_PT
dc.identifier.tid202434699pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4645
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelação Pedagógicapt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectSala de aulapt_PT
dc.titleUm olhar sobre a (in)disciplina na sala de aulapt_PT
dc.title.alternativeA Perceção dos Professores sobre a Indisciplina num Agrupamento de Escolaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação- Área Especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tese_Indisciplina.pdf
Size:
2.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: