Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.31 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Embora haja um claro crescimento no sector das pescas, com maior nĆŗmero de espĆ©cies transacionadas em lota e em maior quantidade, o consumo do pescado nĆ£o apresenta um aumento na mesma proporção. Durante alguns meses do ano, a sardinha existe em maior oferta do que procura por parte do consumidor. Como tal, o aproveitamento desta espĆ©cie, atravĆ©s de diversas tecnologias/processamentos proporciona diferentes benefĆcios. Ao aproveitar esta espĆ©cie, preparando-a, produzindo filetes e armazenando a baixas temperaturas, consegue-se disponibilizĆ”-la durante todo o ano. Deste modo, Ć© possĆvel que nĆ£o haja desperdĆcios e ainda aumentar o seu valor comercial (filetagem), visto ser um produto de baixo custo.
Neste trabalho efetuou-se a otimização do processo de adição de antioxidantes naturais aos filetes de sardinha congelados/refrigerados e avaliou-se o efeito da adição de dois antioxidantes naturais no processo de oxidação lipĆdica em filetes de sardinha, durante o seu armazenamento a -20ĀŗC/4ĀŗC. Para a otimização do processo de adição de antioxidantes, avaliou-se a forma mais eficiente de adicionar os antioxidantes aos filetes de sardinha atravĆ©s de vĆ”rios mĆ©todos e equipamentos, com o propósito de obter melhores resultados e economicamente, menos perdas. Para avaliar o efeito da adição dos antioxidantes nos filetes de sardinha, comeƧou-se por conhecer a matriz do produto atravĆ©s da caracterização quĆmica dos filetes de sardinha e da anĆ”lise ao perfil de Ć”cidos gordos (apenas em filetes congelados). Depois, para avaliar o processo de oxidação lipĆdica efetuou-se anĆ”lises aos produtos primĆ”rios (Ćndice de peróxidos ā apenas em filetes congelados) e aos produtos secundĆ”rios (TBARS), e ainda anĆ”lise Ć s alteraƧƵes sensoriais (avaliação instrumental de cor). Por fim, realizou-se um teste hedónico de preferĆŖncia para conhecer a opiniĆ£o do consumidor sobre o produto com e sem antioxidante, aos filetes congelados.
Os antioxidantes naturais utilizados, tocoferóis (54 mg/0,10 ml/filete) e tocoferóis (15 mg/0,10 ml/filete) com extrato de rosmaninho (6,5 mg/ 0,10 ml/filete), demonstraram que exerceram atividade inibindo/retardando o processo oxidativo ao longo do tempo de armazenamento a baixas temperaturas. Em relação Ć s amostras controlo, que apresentaram avanƧado processo de oxidação. Apesar de nĆ£o existirem diferenƧas estatisticamente significativas entre os filetes tratados com tocoferóis na presenƧa e na ausĆŖncia de extrato de rosmaninho, pela observação tendencial dos resultados das anĆ”lises e pelo teste hedónico de preferĆŖncia dos consumidores verificou-se que os tocoferóis e extrato de rosmaninho promoveram um maior efeito sob a estabilidade oxidativa dos filetes. O uso de antioxidantes naturais Ć© uma solução pouco dispendiosa, que permite o aproveitamento total de produtos com menores desperdĆcios de produtos de pesca, com grande necessidade de escoamento. Em simultĆ¢neo, satisfaz as necessidades dos consumidores.
Description
Dissertação de Mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
Keywords
Sardinha Sardina pilchardus Oxidação lipĆdica AnĆ”lise sensorial Sardine Lipid oxidation Sensory analysis