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A realidade sentida

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A escola do século XXI, enquanto promotora da aprendizagem e desenvolvimento de competências, tem forçosamente de se mobilizar e readaptar para conseguir acompanhar as exigências das mudanças sociais e tecnológicas que acontecem a um ritmo cada vez mais acelerado. Perante uma geração de alunos habituada à tecnologia, cabe ao professor compreender e acompanhar a evolução tecnológica e social e conseguir tirar partido de todo o potencial educativo das tecnologias que tem ao dispor, de maneira a otimizar o processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos. O principal objetivo desta investigação foi analisar de que forma é que as aplicações de realidade virtual podem ser usadas como estratégia pedagógica com alunos do 3.º CEB. Participaram no estudo quatro professores, de quatro disciplinas diferentes (Geografia, História, Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais) e quatro turmas do 7.º, 8.º e 9.º ano. O estudo confirmou que a integração curricular de aplicações de realidade virtual no 3.º ciclo do ensino básico aparenta ser viável e reveste-se como um território à espera de ser explorado em contexto educativo. A análise dos dados permite constatar que o desconhecimento acerca da tecnologia de realidade virtual continua a aparecer como primeira opção de resposta por parte dos professores participantes no estudo como a razão para que não seja mais utilizada, algo que se consegue superar com algum apoio em termos de formação de professores.

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Ensino básico do 3º ciclo Realidade Virtual Aprendizagem Smartphone Aplicação móvel Óculos Cardboard

Pedagogical Context

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