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A utilização do fabrico aditivo no desenvolvimento de componente para a indústria automóvel

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa
dc.contributor.advisorSousa, Carlos Manuel Pereira da Costa e
dc.contributor.authorMaldonado, Pedro Jorge Pinto Claro
dc.date.accessioned2019-09-30T13:26:16Z
dc.date.available2019-09-30T13:26:16Z
dc.date.issued2019-06-14
dc.description.abstractO presente projeto tem como objetivo analisar a viabilidade de projeto e fabrico de componentes para a indústria automóvel, principalmente bombas de travão para motociclos, através de processos de fabrico aditivo para pequenos lotes de produção. Após a realização de uma pesquisa bibliográfica relativa aos sistemas de travagem existentes e a sua importância na indústria automóvel, procedeu-se a uma análise geral dos processos de fabrico aditivo mais utilizados industrialmente e com maior incidência no fabrico aditivo de metais. Após seleção do componente a ser alvo de estudo, que se optou por ser uma bomba de travão do tipo axial, realizou-se a escolha do processo de fabrico mais adequado para o fabrico da mesma, optando-se pela Fusão Seletiva de Metais por Laser (SLM), para o qual se optou pelo fabrico do componente em aço H13. Sabendo que o componente original é geralmente produzido em alumínio foi efetuada uma adequação da geometria da bomba com vista ao seu fabrico pela tecnologia SLM e de modo a minimizar a massa do conjunto e a remover estruturas dispensáveis existentes. O conjunto foi sujeito a uma análise computacional através do método dos elementos finitos sujeitando o componente a um carregamento típico em utilização real, procedendo-se à comparação entre o componente original produzido em alumínio e o componente otimizado produzido em aço H13. O componente otimizado foi posteriormente produzido por SLM. Foi possível concluir que o material escolhido não seria o mais apropriado para a realização do presente projeto, sendo aconselhável a substituição do mesmo por outro de resistência mecânica inferior.pt_PT
dc.identifier.tid202286010pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4132
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSistemas de travagempt_PT
dc.subjectFabrico aditivopt_PT
dc.subjectFusão seletiva de metaispt_PT
dc.titleA utilização do fabrico aditivo no desenvolvimento de componente para a indústria automóvelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

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