Repository logo
 
Publication

PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar dept_PT
dc.contributor.authorLopes, Marcela de Souza Abdoral
dc.date.accessioned2023-12-11T14:49:12Z
dc.date.available2023-12-11T14:49:12Z
dc.date.issued2023-07-18
dc.description.abstractA Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é um transtorno neurocomportamental persistente do desenvolvimento psicológico da infância a fase adulta, caracterizado por atingir o funcionamento cognitivo, isto é, atinge as fases do processo de informação, tais como: percepção, aprendizagem, memória, atenção, raciocínio e solução de problemas, especialmente atenção concentrada, memória de curto prazo e velocidade de processamento mental. Isso ocorre, justamente, devido à perturbação em partes do cérebro que tornam a aprendizagem possível, (a região frontal orbital, responsável pela inibição do comportamento, memória, autocontrole, organização, planeamento e capacidade de atenção e suas conexões), podendo agravar os sintomas da PHDA. O trabalho presente irá abordar fatores da aprendizagem e desenvolvimento dessa população, juntamente com o envolvimento de docentes para a construção educativa, e a sua formação, voltada para os alunos com PHDA. Assim, o objetivo central buscou compreender se os professores da Rede Pública de Ensino, sentem-se preparados para desenvolverem seus trabalhos pedagógicos com alunos que apresentaram Hiperatividade com Défice de Atenção PHDA. Além de, identificar estratégias ao educar os discentes com essa perturbação. Ademais, é imprescindível, abordar qual a temática de verificação que as escolas promovem, tendo em vista os momentos de formação de professores, abordando a educação especial para que haja uma aprendizagem adequada. Recorreremos a metodologia quantitativa para recolha de dados sobre essa perturbação da aprendizagem, para a recolha de dados da pesquisa, usou-se um inquérito, através da ferramenta Google Forms, o que acabou por dinamizar a obtenção dos resultados. Onde foi observado os desafios presentes no processo de inclusão dos alunos, e a importância da formação de professores para desenvolverem um trabalho pedagógico significativo destinado aos alunos com PHDA.pt_PT
dc.identifier.tid203417925pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9066
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectPerturbação de Hiperatividadept_PT
dc.titlePERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mestrado-ed.-esecs_após correções formais.pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: