Publication
PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de | pt_PT |
dc.contributor.author | Lopes, Marcela de Souza Abdoral | |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T14:49:12Z | |
dc.date.available | 2023-12-11T14:49:12Z | |
dc.date.issued | 2023-07-18 | |
dc.description.abstract | A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é um transtorno neurocomportamental persistente do desenvolvimento psicológico da infância a fase adulta, caracterizado por atingir o funcionamento cognitivo, isto é, atinge as fases do processo de informação, tais como: percepção, aprendizagem, memória, atenção, raciocínio e solução de problemas, especialmente atenção concentrada, memória de curto prazo e velocidade de processamento mental. Isso ocorre, justamente, devido à perturbação em partes do cérebro que tornam a aprendizagem possível, (a região frontal orbital, responsável pela inibição do comportamento, memória, autocontrole, organização, planeamento e capacidade de atenção e suas conexões), podendo agravar os sintomas da PHDA. O trabalho presente irá abordar fatores da aprendizagem e desenvolvimento dessa população, juntamente com o envolvimento de docentes para a construção educativa, e a sua formação, voltada para os alunos com PHDA. Assim, o objetivo central buscou compreender se os professores da Rede Pública de Ensino, sentem-se preparados para desenvolverem seus trabalhos pedagógicos com alunos que apresentaram Hiperatividade com Défice de Atenção PHDA. Além de, identificar estratégias ao educar os discentes com essa perturbação. Ademais, é imprescindível, abordar qual a temática de verificação que as escolas promovem, tendo em vista os momentos de formação de professores, abordando a educação especial para que haja uma aprendizagem adequada. Recorreremos a metodologia quantitativa para recolha de dados sobre essa perturbação da aprendizagem, para a recolha de dados da pesquisa, usou-se um inquérito, através da ferramenta Google Forms, o que acabou por dinamizar a obtenção dos resultados. Onde foi observado os desafios presentes no processo de inclusão dos alunos, e a importância da formação de professores para desenvolverem um trabalho pedagógico significativo destinado aos alunos com PHDA. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203417925 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9066 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Perturbação de Hiperatividade | pt_PT |
dc.title | PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- mestrado-ed.-esecs_após correções formais.pdf
- Size:
- 1.18 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: