Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR.

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é um transtorno neurocomportamental persistente do desenvolvimento psicológico da infância a fase adulta, caracterizado por atingir o funcionamento cognitivo, isto é, atinge as fases do processo de informação, tais como: percepção, aprendizagem, memória, atenção, raciocínio e solução de problemas, especialmente atenção concentrada, memória de curto prazo e velocidade de processamento mental. Isso ocorre, justamente, devido à perturbação em partes do cérebro que tornam a aprendizagem possível, (a região frontal orbital, responsável pela inibição do comportamento, memória, autocontrole, organização, planeamento e capacidade de atenção e suas conexões), podendo agravar os sintomas da PHDA. O trabalho presente irá abordar fatores da aprendizagem e desenvolvimento dessa população, juntamente com o envolvimento de docentes para a construção educativa, e a sua formação, voltada para os alunos com PHDA. Assim, o objetivo central buscou compreender se os professores da Rede Pública de Ensino, sentem-se preparados para desenvolverem seus trabalhos pedagógicos com alunos que apresentaram Hiperatividade com Défice de Atenção PHDA. Além de, identificar estratégias ao educar os discentes com essa perturbação. Ademais, é imprescindível, abordar qual a temática de verificação que as escolas promovem, tendo em vista os momentos de formação de professores, abordando a educação especial para que haja uma aprendizagem adequada. Recorreremos a metodologia quantitativa para recolha de dados sobre essa perturbação da aprendizagem, para a recolha de dados da pesquisa, usou-se um inquérito, através da ferramenta Google Forms, o que acabou por dinamizar a obtenção dos resultados. Onde foi observado os desafios presentes no processo de inclusão dos alunos, e a importância da formação de professores para desenvolverem um trabalho pedagógico significativo destinado aos alunos com PHDA.

Description

Keywords

Formação de professores Aprendizagem Educação especial Perturbação de Hiperatividade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue