Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é um transtorno neurocomportamental persistente do desenvolvimento psicológico da infância a fase adulta, caracterizado por atingir o funcionamento cognitivo, isto é, atinge as fases do processo de informação, tais como: percepção, aprendizagem, memória, atenção, raciocínio e solução de problemas, especialmente atenção concentrada, memória de curto prazo e velocidade de processamento mental. Isso ocorre, justamente, devido à perturbação em partes do cérebro que tornam a aprendizagem possível, (a região frontal orbital, responsável pela inibição do comportamento, memória, autocontrole, organização, planeamento e capacidade de atenção e suas conexões), podendo agravar os sintomas da PHDA. O trabalho presente irá abordar fatores da aprendizagem e desenvolvimento dessa população, juntamente com o envolvimento de docentes para a construção educativa, e a sua formação, voltada para os alunos com PHDA. Assim, o objetivo central buscou compreender se os professores da Rede Pública de Ensino, sentem-se preparados para desenvolverem seus trabalhos pedagógicos com alunos que apresentaram Hiperatividade com Défice de Atenção PHDA. Além de, identificar estratégias ao educar os discentes com essa perturbação. Ademais, é imprescindível, abordar qual a temática de verificação que as escolas promovem, tendo em vista os momentos de formação de professores, abordando a educação especial para que haja uma aprendizagem adequada. Recorreremos a metodologia quantitativa para recolha de dados sobre essa perturbação da aprendizagem, para a recolha de dados da pesquisa, usou-se um inquérito, através da ferramenta Google Forms, o que acabou por dinamizar a obtenção dos resultados. Onde foi observado os desafios presentes no processo de inclusão dos alunos, e a importância da formação de professores para desenvolverem um trabalho pedagógico significativo destinado aos alunos com PHDA.
Description
Keywords
Formação de professores Aprendizagem Educação especial Perturbação de Hiperatividade