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Finanças Comportamentais: Mercado das Criptomoedas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorFebra, Lígia Catarina Marques
dc.contributor.advisorCosta, Magali Pedro
dc.contributor.authorOliveira, Wilson Domingues
dc.date.accessioned2025-10-16T11:06:01Z
dc.date.available2025-10-16T11:06:01Z
dc.date.issued2025-07-15
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar a existência de enviesamentos cognitivos e comportamentais na tomada de decisão dos investidores em criptomoedas no contexto dos residentes em Portugal. A intenção é averiguar se as conclusões anteriormente evidenciadas na revisão da literatura sobre o mercado de capitais se aplicam também ao mercado das criptomoedas. Ademais, a literatura existente, demonstrou que variáveis demográficas, como a idade, o género, as qualificações académicas e a experiência/conhecimentos, podem influenciar as decisões dos investidores no mercado de capitais e pretende-se analisar se esses mesmos efeitos ocorrem no mercado de criptomoedas. Este estudo investiga quatro enviesamentos comportamentais: o excesso de confiança, a ancoragem, a representatividade e a contabilidade mental. Neste sentido, foi realizado um questionário à população geral, residente em Portugal, com mais de 18 anos, tendo-se obtido uma amostra total de 260 observações. Os dados primários recolhidos foram analisados no programa informático estatístico SPSS e no Microsoft Excel, através dos testes não paramétricos de Wilcoxon, de U de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis, bem como do coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados obtidos permitem concluir que, de um modo geral, os investidores, residentes em Portugal, do mercado de criptomoedas não demonstram os enviesamentos comportamentais estudados de excesso de confiança, contabilidade mental e representatividade. No entanto, observou-se que os investidores tendem a exibir um enviesamento de ancoragem. Observou-se que os investidores mais jovens e os que apresentavam maior experiência/conhecimento demonstraram uma maior propensão ao excesso de confiança. Em relação ao enviesamento da ancoragem foi possível corroborar que não existem diferenças entre homens e mulheres no que diz respeito a este enviesamento. Relativamente à contabilidade mental e a representatividade, os dados obtidos indicaram que não foram identificadas diferenças estatisticamente relevantes entre os grupos demográficos analisados. Por fim verificou-se que não existe uma correlação positiva e forte entre os diferentes enviesamentos comportamentais.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the existence of cognitive and behavioral biases in the decision-making of cryptocurrency investors in the context of residents in Portugal. The intention is to ascertain whether the conclusions previously highlighted in the literature review on the capital market also apply to the cryptocurrency market. In addition, the existing literature has shown that demographic variables such as age, gender, academic qualifications and experience/knowledge can influence investors' decisions in the capital market. This study investigates four behavioral biases: overconfidence, anchoring, representativeness and mental accounting. To this end, a questionnaire was administered to the general population aged over 18, and a total sample of 260 observations was obtained. The primary data collected was analyzed using the statistical software SPSS and Microsoft Excel, using the non-parametric Wilcoxon tests, Mann-Whitney U and Kruskal-Wallis tests, as well as Spearman's correlation coefficient. The results obtained allow us to conclude that, in general, investors resident in Portugal in the cryptocurrency market do not show the behavioral biases studied of overconfidence, mental accounting and representativeness. However, it was observed that investors tend to exhibit an anchoring bias. It was observed that younger investors and those with more experience/knowledge were more prone to overconfidence. Regarding the anchoring bias, it was possible to corroborate that there are no differences between men and women regarding this bias. Regarding mental accounting and representativeness, the data obtained indicated that no statistically significant differences were identified between the demographic groups analyzed. Finally, there was no strong positive correlation between the different behavioral biases.eng
dc.identifier.tid204017947
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14281
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectFinanças comportamentais
dc.subjectCriptomoedas
dc.subjectExcesso de confiança
dc.subjectAncoragem
dc.subjectRepresentatividade
dc.subjectContabilidade mental
dc.titleFinanças Comportamentais: Mercado das Criptomoedas
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication

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