Repository logo
 
Publication

Estudo de validade do Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico

dc.contributor.authorSeco, Graça Maria dos Santos Batista
dc.contributor.authorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorDias, Isabel Simões
dc.contributor.authorCasimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
dc.contributor.authorCustódio, Susana Margarida Rodrigues
dc.date.accessioned2009-08-12T08:35:01Z
dc.date.available2009-08-12T08:35:01Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractA entrada no ensino superior é perspectivada, pela maioria dos jovens estudantes, como uma nova vida recheada de múltiplos desafios a diversos níveis, associada à possibilidade de construção de novos projectos, amizades e relacionamentos e a um acréscimo de responsabilidades e de oportunidades de exploração, experimentação e compromisso em várias dimensões. De facto, entrar no ensino superior é confrontar-se com um outro espaço institucional, com as suas normas próprias, com tarefas académicas que exigem novas competências de estudo e níveis mais elevados de organização, autonomia e envolvimento por parte do aluno. Neste processo dinâmico de relação dos estudantes com o contexto do ensino superior intervêm, contudo, vários factores. Se por um lado, a capacidade do aluno para lidar com as tarefas académicas constitui, desde logo, a base fundamental de uma inserção construtiva no novo ambiente, por outro lado, a qualidade das relações parece ser também um factor fundamental, envolvendo não só a capacidade para iniciar novas interacções (com professores, colegas e funcionários da instituição e comunidade envolvente), como também a capacidade para efectuar reestruturações nas relações existentes (família, amigos e companheiros). Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu uma investigação com o objectivo de analisar as relações entre a percepção do suporte social - avaliada através da versão portuguesa de Pinheiro & Ferreira (2002) do Social Support Questionnaire - Short Form (SSQ6) -, a satisfação com a vida em geral - medida com base na versão portuguesa de Simões (1992) da Satisfaction with Life Scale de Diener e colaboradores (1985) e os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico dos alunos que se encontravam a frequentar o primeiro ano de todas as Escolas do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Para avaliar os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico foi utilizado o Questionário de Vivências Académicas - versão reduzida (QVA-r) de Almeida, Ferreira & Soares (1999), questionário de auto-relato que procura avaliar a forma como os jovens se adaptam a algumas das exigências pessoais, relacionais e institucionais da vida académica no ensino superior. O QVA-r é constituído por 60 itens distribuídos por 5 dimensões: pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Com a presente proposta de poster pretendemos sistematizar os principais índices psicométricos e resultados da respectiva validação, obtidos com base nos dados de uma amostra de cerca de 1000 alunos primeiranistas do IPL.pt
dc.identifier.citationSECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Estudo de validade do Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico. In: Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Évora: Universidade de Évora, 2006.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/62
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Évora. Departamento de Psicologiapt
dc.subjectAdaptação ao ensino superiorpt
dc.subjectSuporte socialpt
dc.subjectQestionário de Vivências Académicaspt
dc.titleEstudo de validade do Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnicopt
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt
oaire.citation.endPage19pt
oaire.citation.startPage2pt
oaire.citation.titleSimpósio Nacional de Investigação em Psicologiapt
person.familyNameSeco
person.familyNamePereira
person.familyNamePinto Simões Dias
person.familyNameCustódio
person.givenNameGraça
person.givenNameIsabel
person.givenNameMaria Isabel
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-idF015-82B4-8D75
person.identifier.ciencia-id3917-696A-3DB5
person.identifier.ciencia-id521C-3569-D044
person.identifier.ciencia-id811B-7B87-0B31
person.identifier.orcid0000-0001-8604-3471
person.identifier.orcid0000-0001-6688-5479
person.identifier.orcid0000-0001-5522-3760
person.identifier.orcid0000-0002-0075-0245
person.identifier.scopus-author-id57195635835
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typeconferenceObjectpt
relation.isAuthorOfPublicationfb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da
relation.isAuthorOfPublication73447804-0e59-44d4-a420-abfaa1427e29
relation.isAuthorOfPublication49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54
relation.isAuthorOfPublicationf462fdbc-53a5-4f34-b28a-02596a508a83
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf462fdbc-53a5-4f34-b28a-02596a508a83

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ESTUDO DE VALIDADE DO QVA-r.pdf
Size:
177.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: