Publication
Estudo de validade do Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico
dc.contributor.author | Seco, Graça Maria dos Santos Batista | |
dc.contributor.author | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Dias, Isabel Simões | |
dc.contributor.author | Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro | |
dc.contributor.author | Custódio, Susana Margarida Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2009-08-12T08:35:01Z | |
dc.date.available | 2009-08-12T08:35:01Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | A entrada no ensino superior é perspectivada, pela maioria dos jovens estudantes, como uma nova vida recheada de múltiplos desafios a diversos níveis, associada à possibilidade de construção de novos projectos, amizades e relacionamentos e a um acréscimo de responsabilidades e de oportunidades de exploração, experimentação e compromisso em várias dimensões. De facto, entrar no ensino superior é confrontar-se com um outro espaço institucional, com as suas normas próprias, com tarefas académicas que exigem novas competências de estudo e níveis mais elevados de organização, autonomia e envolvimento por parte do aluno. Neste processo dinâmico de relação dos estudantes com o contexto do ensino superior intervêm, contudo, vários factores. Se por um lado, a capacidade do aluno para lidar com as tarefas académicas constitui, desde logo, a base fundamental de uma inserção construtiva no novo ambiente, por outro lado, a qualidade das relações parece ser também um factor fundamental, envolvendo não só a capacidade para iniciar novas interacções (com professores, colegas e funcionários da instituição e comunidade envolvente), como também a capacidade para efectuar reestruturações nas relações existentes (família, amigos e companheiros). Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu uma investigação com o objectivo de analisar as relações entre a percepção do suporte social - avaliada através da versão portuguesa de Pinheiro & Ferreira (2002) do Social Support Questionnaire - Short Form (SSQ6) -, a satisfação com a vida em geral - medida com base na versão portuguesa de Simões (1992) da Satisfaction with Life Scale de Diener e colaboradores (1985) e os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico dos alunos que se encontravam a frequentar o primeiro ano de todas as Escolas do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Para avaliar os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico foi utilizado o Questionário de Vivências Académicas - versão reduzida (QVA-r) de Almeida, Ferreira & Soares (1999), questionário de auto-relato que procura avaliar a forma como os jovens se adaptam a algumas das exigências pessoais, relacionais e institucionais da vida académica no ensino superior. O QVA-r é constituído por 60 itens distribuídos por 5 dimensões: pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Com a presente proposta de poster pretendemos sistematizar os principais índices psicométricos e resultados da respectiva validação, obtidos com base nos dados de uma amostra de cerca de 1000 alunos primeiranistas do IPL. | pt |
dc.identifier.citation | SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Estudo de validade do Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico. In: Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Évora: Universidade de Évora, 2006. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/62 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Évora. Departamento de Psicologia | pt |
dc.subject | Adaptação ao ensino superior | pt |
dc.subject | Suporte social | pt |
dc.subject | Qestionário de Vivências Académicas | pt |
dc.title | Estudo de validade do Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico | pt |
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oaire.citation.conferencePlace | Évora | pt |
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oaire.citation.title | Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | pt |
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