Publication
A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Freire, Carla Sofia Costa | |
dc.contributor.advisor | Costa, Rogério Paulo Pais da | |
dc.contributor.author | Ferreira, Liliana Inês Batista | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T11:42:47Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T11:42:47Z | |
dc.date.issued | 2022-07-22 | |
dc.description.abstract | Num mundo digitalizado, onde conceitos como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Marketing Digital, Encriptação e Robótica são apresentados como pilares da indústria, é necessário que as competências digitais sejam adquiridas por todos, para que todos possam de igual forma usufruir das oportunidades criadas pela tecnologia. Neste sentido a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem um papel importante no desenvolvimento das competências digitais. No entanto, seguindo as orientações do Ministério da Educação, não deve centrar-se apenas em competências técnicas e deve contribuir para o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do século XXI. Este projeto integra uma investigação sobre a própria prática profissional, questionando como desenvolver atividades na disciplina de TIC de 9º ano que promovam competências do século XXI. Através da revisão da literatura é feita referência ao percurso da disciplina de TIC no currículo em Portugal, são apresentadas as competências dos alunos do século XXI, o estado atual da disciplina de TIC de 9º ano e a influência das TIC na promoção de competências. Nesta investigação foi desenhada uma atividade e implementada com alunos do 9º ano de escolaridade. O método utilizado foi a investigação-ação, através de análise documental e de observação direta. Foram obtidos dados e analisados de forma a validar se a atividade desenhada promovia o desenvolvimento de competências do aluno do século XXI. Os dados obtidos revelaram que a atividade desenvolveu as competências que estavam previstas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203080815 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7783 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia da Educação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 3º ciclo | pt_PT |
dc.title | A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Redacao_ESECS_Liliana Ferreira_1190330.pdf
- Size:
- 1.09 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: