Publication
A (Auto)Aprendizagem de QDAS
datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Costa, António Pedro | |
dc.contributor.author | Freitas, Fábio | |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T15:23:17Z | |
dc.date.available | 2025-09-12T15:23:17Z | |
dc.date.issued | 2020-09 | |
dc.description.abstract | As primeiras preocupações sobre as competências computacionais (Brent,1984; Cuilenburg, J. J. van, Kleinnijenhuis, J., & Ridder, 1988) na utilização QDAS (Qualitative Data Analysis Software), surgem no século passado, nos anos 80, em paralelo com o surgimento das primeiras ferramentas. Desde então, e com mais ênfase nos últimos 10 anos, surgiu a necessidade de compreender a relação entre os estilos de aprendizagem dos utilizadores deste tipo de ferramentas e a tipologia de formação quando envolve o uso de software. Tal compreensão pode proporcionar grandes contribuições para as conexões e implementações de cursos de formação mais eficientes e eficazes (Inal & Güner, 2015; Freitas, 2020). Dito de outra forma, o Design Instrucional, que pode revelar-se eficaz para certos utilizadores, pode não ser a abordagem mais eficaz para outros que manifestem um estilo de aprendizagem diferente (Pashler, Mcdaniel, Rohrer, & Bjork, 2009; Freitas, 2020). | por |
dc.identifier.citation | Costa, António Pedro, & Freitas, Fábio. (2020). A (Auto)Aprendizagem de QDAS. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (38), XI-XV. https://doi.org/10.17013/risti.n.38.0. | |
dc.identifier.doi | 10.17013/risti.n.38.0 | |
dc.identifier.issn | 1646-9895 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/14060 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação | |
dc.relation.hasversion | https://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt | |
dc.relation.ispartof | RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | (Auto)Aprendizagem | |
dc.subject | QDAS | |
dc.subject | modelo de ensino e aprendizagem | |
dc.subject | Learning | |
dc.subject | software | |
dc.title | A (Auto)Aprendizagem de QDAS | por |
dc.title.alternative | The (Self)Learning of QDAS | eng |
dc.type | editorial | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | xv | |
oaire.citation.issue | 38 | |
oaire.citation.startPage | xi | |
oaire.citation.title | RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Freitas | |
person.givenName | Fábio | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5930-068X | |
relation.isAuthorOfPublication | c438e79d-aba0-463e-b97b-ba1b306ceace | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c438e79d-aba0-463e-b97b-ba1b306ceace |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A (Auto)aprendizagem de QDAS_The (self)learning of QDAS.pdf
- Size:
- 151.88 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- As primeiras preocupações sobre as competências computacionais (Brent,1984; Cuilenburg, J. J. van, Kleinnijenhuis, J., & Ridder, 1988) na utilização QDAS (Qualitative Data Analysis Software), surgem no século passado, nos anos 80, em paralelo com o surgimento das primeiras ferramentas. Desde então, e com mais ênfase nos últimos 10 anos, surgiu a necessidade de compreender a relação entre os estilos de aprendizagem dos utilizadores deste tipo de ferramentas e a tipologia de formação quando envolve o uso de software. Tal compreensão pode proporcionar grandes contribuições para as conexões e implementações de cursos de formação mais eficientes e eficazes (Inal & Güner, 2015; Freitas, 2020). Dito de outra forma, o Design Instrucional, que pode revelar-se eficaz para certos utilizadores, pode não ser a abordagem mais eficaz para outros que manifestem um estilo de aprendizagem diferente (Pashler, Mcdaniel, Rohrer, & Bjork, 2009; Freitas, 2020).
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: