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A (Auto)Aprendizagem de QDAS

datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Computação e da Informação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorCosta, António Pedro
dc.contributor.authorFreitas, Fábio
dc.date.accessioned2025-09-12T15:23:17Z
dc.date.available2025-09-12T15:23:17Z
dc.date.issued2020-09
dc.description.abstractAs primeiras preocupações sobre as competências computacionais (Brent,1984; Cuilenburg, J. J. van, Kleinnijenhuis, J., & Ridder, 1988) na utilização QDAS (Qualitative Data Analysis Software), surgem no século passado, nos anos 80, em paralelo com o surgimento das primeiras ferramentas. Desde então, e com mais ênfase nos últimos 10 anos, surgiu a necessidade de compreender a relação entre os estilos de aprendizagem dos utilizadores deste tipo de ferramentas e a tipologia de formação quando envolve o uso de software. Tal compreensão pode proporcionar grandes contribuições para as conexões e implementações de cursos de formação mais eficientes e eficazes (Inal & Güner, 2015; Freitas, 2020). Dito de outra forma, o Design Instrucional, que pode revelar-se eficaz para certos utilizadores, pode não ser a abordagem mais eficaz para outros que manifestem um estilo de aprendizagem diferente (Pashler, Mcdaniel, Rohrer, & Bjork, 2009; Freitas, 2020).por
dc.identifier.citationCosta, António Pedro, & Freitas, Fábio. (2020). A (Auto)Aprendizagem de QDAS. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (38), XI-XV. https://doi.org/10.17013/risti.n.38.0.
dc.identifier.doi10.17013/risti.n.38.0
dc.identifier.issn1646-9895
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14060
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAssociação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.relation.hasversionhttps://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
dc.relation.ispartofRISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subject(Auto)Aprendizagem
dc.subjectQDAS
dc.subjectmodelo de ensino e aprendizagem
dc.subjectLearning
dc.subjectsoftware
dc.titleA (Auto)Aprendizagem de QDASpor
dc.title.alternativeThe (Self)Learning of QDASeng
dc.typeeditorial
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPagexv
oaire.citation.issue38
oaire.citation.startPagexi
oaire.citation.titleRISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameFreitas
person.givenNameFábio
person.identifier.orcid0000-0001-5930-068X
relation.isAuthorOfPublicationc438e79d-aba0-463e-b97b-ba1b306ceace
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc438e79d-aba0-463e-b97b-ba1b306ceace

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A (Auto)aprendizagem de QDAS_The (self)learning of QDAS.pdf
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As primeiras preocupações sobre as competências computacionais (Brent,1984; Cuilenburg, J. J. van, Kleinnijenhuis, J., & Ridder, 1988) na utilização QDAS (Qualitative Data Analysis Software), surgem no século passado, nos anos 80, em paralelo com o surgimento das primeiras ferramentas. Desde então, e com mais ênfase nos últimos 10 anos, surgiu a necessidade de compreender a relação entre os estilos de aprendizagem dos utilizadores deste tipo de ferramentas e a tipologia de formação quando envolve o uso de software. Tal compreensão pode proporcionar grandes contribuições para as conexões e implementações de cursos de formação mais eficientes e eficazes (Inal & Güner, 2015; Freitas, 2020). Dito de outra forma, o Design Instrucional, que pode revelar-se eficaz para certos utilizadores, pode não ser a abordagem mais eficaz para outros que manifestem um estilo de aprendizagem diferente (Pashler, Mcdaniel, Rohrer, & Bjork, 2009; Freitas, 2020).
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