Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
19.28 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de prática de ensino supervisionado foi
desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de
Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O
relatório divide-se em duas partes, sendo o objetivo da primeira
relatar a minha experiência e evolução ao longo destes anos de
formação docente e a segunda, narrar o estudo investigativo,
relativo ao desenvolvimento de competências de Pensamento
Crítico.
Relativamente à dimensão reflexiva, esta subdivide-se em três
partes, relativas às experiências nas três valências de educação e
ensino. O primeiro contexto, em creche, revela as minhas
primeiras mudanças tanto ao nível pessoal como profissional,
entre elas, o meu amadurecimento de perspetivas em relação à
docência e sobretudo à criança. A segunda, relativa ao contexto
de Jardim de Infância, salienta a importância dos espaços e
evidencia em particular, o verdadeiro significado de voz ativa.
Por fim, a última componente, desta primeira parte, revela as
minhas experiências durante as duas práticas em contexto de 1.º
CEB e salienta as diferenças, entre os dois contextos, que
influenciaram ativamente a (des)motivação dos alunos e a
consequente aprendizagem.
A segunda parte, relativa ao estudo investigativo, pretende
analisar e refletir sobre o impacto da implementação de uma
dinâmica semanal, no desenvolvimento de competências de
Pensamento Crítico, através da discussão de problemáticas atuais.
A recolha de dados decorreu através da observação direta, do
registo de áudio das sessões de discussão e da análise das
respostas dos alunos aos questionários. Relativamente aos
resultados obtidos, demonstram que todas as competências de
Pensamento Crítico foram evidenciadas em diferentes momentos,
embora não seja possível comprovar um desenvolvimento em
todas as competências analisadas.
Description
Keywords
Argumentação Cidadania Educação Pré-Escolar Docente
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence