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Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Pinto, Elsa Sofia Gaspar | |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T13:48:11Z | |
dc.date.available | 2021-08-10T13:48:11Z | |
dc.date.issued | 2021-07-20 | |
dc.description.abstract | Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo-motor e visa estudar o uso dos materiais manipuláveis na aprendizagem da Matemática de crianças com Necessidades Educativas (NE). Seguindo os princípios metodológicos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e as orientações PRISMA Statement, recorreu-se à B-on, ao RCAAP e à SciELO, para investigar publicações divulgadas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, em inglês, português e espanhol. Consideraram-se como critérios de inclusão: i) a natureza dos artigos (projetos de intervenção pedagógica/ ações na escola que envolvessem a operacionalização dos materiais manipuláveis na disciplina de Matemática junto de crianças do 1.º CEB); ii) estudos focados em melhorar o desempenho dos alunos, de índole quantitativa ou qualitativa; iii) estudos com peer-reviewed, de acesso gratuito e iv) estudos publicados nos últimos 3 anos, redigidos em Português (Portugal e Brasil), Inglês e Espanhol. Dos 611 artigos encontrados, selecionaram-se e analisaram-se os 3 que cumpriam todos os critérios. Os resultados revelaram estudos quasi-experimentais e o recurso a uma intervenção matemática do tipo Concreto-Representacional-Abstrato (CRA) com alunos matriculados no ensino básico (3.º e 4.º anos) e incluídos numa estrutura de prevenção de fracasso à disciplina. A análise dos resultados permite-nos inferir que os alunos com NE terão beneficiado das intervenções com recurso à CRA e a materiais manipuláveis na exploração dos conteúdos matemáticos em estudo. Contudo, estes resultados ficam longe das mais atuais e inovadoras práticas pedagógicas, no âmbito da educação matemática e da educação inclusiva. Esta evidência leva-nos a refletir sobre a importância de adequar práticas educativas inclusivas concordantes com o defendido pela comunidade científica: valorizar o aluno em contexto natural/educativo e promover o desenvolvimento de competências matemáticas recorrendo a práticas e ações multifatoriais de todos os intervenientes. Mais estudos são necessários para discutir o potencial educativo dos materiais manipuláveis nas crianças com NE alicerçados numa perspetiva de multiculturalidade e diversidade educativa. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202755967 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6062 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas | pt_PT |
dc.subject | Materiais manipuláveis | pt_PT |
dc.title | Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial | pt_PT |
dc.title.alternative | Revisão sistemática da literatura | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo Motor | pt_PT |
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- 18_junho_21_FINAL_Dissertação Sofia Pinto_ MR e ISD.pdf
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