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- Relatório de Estágio no Altis Grand HotelPublication . Miguel, Maria Beatriz dos Santos; Ramos, Dulcineia BasílioO presente relatório de estágio resulta da utilização das conceções teóricas adquiridas ao longo da formação académica no Mestrado de Marketing e Promoção Turística, com a aquisição e aplicação dos conhecimentos práticos retidos durante a realização de estágio no Altis Grand Hotel. Com as experiências e aprendizagens adquiridas durante o período de estágio, surgiu a oportunidade de elaborar um manual de acolhimento assente nos comportamentos éticos que se esperam de um profissional de hotelaria aquando do acolhimento aos seus clientes, neste caso específico, a clientes de nacionalidade chinesa. Este manual visa fornecer ferramentas e informações pertinentes aos profissionais da hotelaria sobre alguns dos hábitos mais comuns, presentes na cultura chinesa, de forma a colmatar possíveis conflitos culturais entre ambos os intervenientes, turista e profissional hoteleiro, decorrentes do desconhecimento dos segundos sobre os hábitos culturais dos primeiros. Os principais objetivos da criação do manual incidem sobre a redução do risco de conflitos culturais, sobre a formação e profissionalização de colaboradores tendo em vista uma prestação de serviço de excelência que potencie o aumento da fidelização de clientes. O grau de exigência dos clientes, assim como, a quantidade e qualidade da oferta de serviços concorrentes, justifica que as empresas criem ferramentas que visem à diferenciação das mesmas através da potencialização dos serviços existentes.
- Career Planning in Elite Soccer: The Mediating Role of Self-Efficacy, Career Goals, and Athletic IdentityPublication . Monteiro, Ricardo; Monteiro, Diogo; Torregrossa, Miquel; Travassos, BrunoThis study proposed a model to examine the role of self-efficacy, career goals, and athletic identity (AI) on the career planning of elite soccer players. Two hundred and eighty-one elite soccer players (males) participated in this study. Means, SD, and bivariate correlations were calculated for the variables under analysis. The hypothesized effect of self-efficacy, career goals, and AI on career planning was tested using structural equation modeling (SEM). Results supported the adequacy of the proposed model in explaining the career planning. Career planning is positively influenced by the level of self-efficacy of players through the definition of career goals and is negatively influenced by the level of AI. At the same time, the self-efficacy of players through the definition of career goals positively influenced AI. These findings reinforce the important role of self-efficacy and career goals for the development of AI and career planning and at the same time the opposite relationship between AI and career planning. Thus, it is suggested that a balance on AI, maintaining high levels of self-efficacy and career goals, is required to improve the process of career planning and retirement
- Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especialPublication . Pinto, Elsa Sofia Gaspar; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaEste trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo-motor e visa estudar o uso dos materiais manipuláveis na aprendizagem da Matemática de crianças com Necessidades Educativas (NE). Seguindo os princípios metodológicos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e as orientações PRISMA Statement, recorreu-se à B-on, ao RCAAP e à SciELO, para investigar publicações divulgadas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, em inglês, português e espanhol. Consideraram-se como critérios de inclusão: i) a natureza dos artigos (projetos de intervenção pedagógica/ ações na escola que envolvessem a operacionalização dos materiais manipuláveis na disciplina de Matemática junto de crianças do 1.º CEB); ii) estudos focados em melhorar o desempenho dos alunos, de índole quantitativa ou qualitativa; iii) estudos com peer-reviewed, de acesso gratuito e iv) estudos publicados nos últimos 3 anos, redigidos em Português (Portugal e Brasil), Inglês e Espanhol. Dos 611 artigos encontrados, selecionaram-se e analisaram-se os 3 que cumpriam todos os critérios. Os resultados revelaram estudos quasi-experimentais e o recurso a uma intervenção matemática do tipo Concreto-Representacional-Abstrato (CRA) com alunos matriculados no ensino básico (3.º e 4.º anos) e incluídos numa estrutura de prevenção de fracasso à disciplina. A análise dos resultados permite-nos inferir que os alunos com NE terão beneficiado das intervenções com recurso à CRA e a materiais manipuláveis na exploração dos conteúdos matemáticos em estudo. Contudo, estes resultados ficam longe das mais atuais e inovadoras práticas pedagógicas, no âmbito da educação matemática e da educação inclusiva. Esta evidência leva-nos a refletir sobre a importância de adequar práticas educativas inclusivas concordantes com o defendido pela comunidade científica: valorizar o aluno em contexto natural/educativo e promover o desenvolvimento de competências matemáticas recorrendo a práticas e ações multifatoriais de todos os intervenientes. Mais estudos são necessários para discutir o potencial educativo dos materiais manipuláveis nas crianças com NE alicerçados numa perspetiva de multiculturalidade e diversidade educativa.