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Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barbeiro, Luís Filipe Tomás | |
dc.contributor.author | Paiva, Catarina Patrício | |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T13:32:38Z | |
dc.date.available | 2022-04-20T13:32:38Z | |
dc.date.issued | 2022-01-25 | |
dc.description.abstract | A audição permite aos indivíduos perceber e estabelecer contato com o mundo exterior e está ausente ou limitada em pessoas surdas ou com deficiência auditiva. De acordo com a documentação disponível, todas as crianças com surdez ou deficiência auditiva apresentam dificuldades de leitura e escrita e repercutirão na capacidade de interação com outras pessoas, surdas ou não, e na compreensão do mundo. As limitações auditivas dos surdos podem ser parcialmente superadas com o uso do implante coclear (IC), que tem se demonstrado benéfico para seus pacientes, melhorando sua perceção auditiva. Essa característica, apesar de aproximar o aluno surdo de outro ouvinte, não elimina suas dificuldades, pois não é por causa do implante coclear que ele passa a ouvir. Com este trabalho de pesquisa, pretendeu-se compreender algumas dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita de alunos surdos com IC, para identificar algumas estratégias e fatores condicionantes, positivos ou negativos, neste processo de aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma metodologia investigativa de estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a seis participantes, três alunos surdos com IC e três agentes educacionais com trabalhos práticos de acompanhamento de alunos surdos. Essas entrevistas foram, posteriormente, objeto de uma análise de conteúdo qualitativa que permitiu a obtenção dos resultados e, a partir de sua interpretação, foi possível antecipar as conclusões apresentadas neste trabalho. Dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e escrita, a importância do apoio familiar, dos professores, do intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como a utilização de estratégias particulares, com a estimulação do canal visuogestual, fazem parte destas conclusões. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202995674 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7039 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Surdez | pt_PT |
dc.subject | Implante Coclear | pt_PT |
dc.subject | Leitura e Escrita | pt_PT |
dc.title | Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear | pt_PT |
dc.title.alternative | Perceções, Fatores e Estratégias | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação especial- Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
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- Catarina Paiva - Relatório MEE DomCognitivo-Motor def_após correções formais.pdf
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