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MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: FATORES CONDICIONANTES
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira | |
dc.contributor.author | André, Cláudia Sofia Farinha | |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T14:23:12Z | |
dc.date.available | 2024-10-24T14:23:12Z | |
dc.date.issued | 2024-04-10 | |
dc.description.abstract | Ser docente é cada vez mais raro, são as evidências que o demonstram: existem cada vez menos docentes e menos estudantes a quererem ser docentes. É um problema que merece preocupação por parte de todos, pela importância que a educação tem para um país. O principal objetivo deste estudo consistiu no desejo de identificar fatores que possam motivar os docentes de modo a contribuir para a discussão em como tornar a profissão mais atrativa e assim contribuir com argumentos que promovam o interesse de estudantes e outros profissionais pela arte de ensinar. Além deste, foram definidos objetivos de modo a concretizar o primeiro, nomeadamente, a identificação de fatores determinantes que contribuam para o interesse e o desinteresse no desempenho da profissão docente, a identificação de motivos enunciados pelos docentes para se manterem na profissão, a indicação de causas determinantes para o aumento da satisfação no exercício da profissão e estimativa de respostas adequadas à motivação docente. A revisão da literatura centrou-se no estudo dos conceitos e teorias gerais da motivação, bem como nos fatores de motivação docente, pretendendo-se compreender quais seriam os fatores mais significativos para a análise empírica. A metodologia adotada consistiu numa abordagem quantitativa que se materializou na realização de um questionário a 212 professores do ensino público português oriundos de todos os níveis de ensino e áreas disciplinares do ensino não superior. Após a análise de dados, os resultados revelam que das opções colocadas aos inquiridos, a motivação dos professores dependerá principalmente, de fatores como: o desempenho e comportamento dos alunos, a aproximação dos professores à sua residência, a valorização e dignificação da profissão de professor perante a sociedade, o fim do trabalho burocrático acrescido e a melhoria do sistema de avaliação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203712862 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10197 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Fatores de Motivação | pt_PT |
dc.subject | Motivação Docente | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar Docente | pt_PT |
dc.subject | Satisfação Profissional | pt_PT |
dc.subject | Gestão escolar | pt_PT |
dc.title | MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: FATORES CONDICIONANTES | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ciências da Educação - Gestão Escolar | pt_PT |
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