Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Margarida Fernandes de | pt_PT |
dc.contributor.author | Mendes, Alexandra Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T16:19:52Z | |
dc.date.available | 2023-11-30T16:19:52Z | |
dc.date.issued | 2023-07-19 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte denomina-se de dimensão reflexiva e nesta são apresentadas, de forma fundamentada, as aprendizagens e dificuldades ao longo de todo o percurso pedagógico enquanto mestranda. Esta parte está dividida em dois capítulos, correspondentes ao percurso em cada um dos ciclos, respetivamente, 1.º CEB e 2.º CEB. Em cada um dos capítulos são caraterizados os contextos educativos e abordados, de forma reflexiva, alguns referentes que foram essenciais para o meu crescimento enquanto mestranda. A segunda parte denomina-se de dimensão investigativa. Esta diz respeito ao estudo realizado numa turma de 6.º ano de escolaridade no contexto da Prática Pedagógica em 2.º CEB. Este estudo, que assenta no paradigma qualitativo, foca-se na identificação e análise dos desafios sentidos por alunos e professores na concretização de tarefas matemáticas assentes no ensino exploratório. Para a concretização da presente investigação, a recolha de dados incidiu na observação direta participante, com registo em diário de bordo, na análise documental das produções dos alunos e nos inquéritos por entrevista e questionário aos alunos. Os resultados, fruto do presente estudo, revelam que os alunos apresentam dificuldades na interpretação dos enunciados escritos, no trabalho em grupos e na apresentação oral e escrita dos seus trabalhos. Em relação à professora investigadora, esta revelou dificuldades na seleção da tarefa, na antecipação de todas as respostas e na seleção da ordem de apresentação dos trabalhos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203408179 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8984 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino exploratório | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.title.alternative | Dificuldades sentidas por alunos e professores na concretização de tarefas matemáticas assentes no ensino exploratório | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |