Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Margarida Fernandes dept_PT
dc.contributor.authorMendes, Alexandra Gonçalves
dc.date.accessioned2023-11-30T16:19:52Z
dc.date.available2023-11-30T16:19:52Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte denomina-se de dimensão reflexiva e nesta são apresentadas, de forma fundamentada, as aprendizagens e dificuldades ao longo de todo o percurso pedagógico enquanto mestranda. Esta parte está dividida em dois capítulos, correspondentes ao percurso em cada um dos ciclos, respetivamente, 1.º CEB e 2.º CEB. Em cada um dos capítulos são caraterizados os contextos educativos e abordados, de forma reflexiva, alguns referentes que foram essenciais para o meu crescimento enquanto mestranda. A segunda parte denomina-se de dimensão investigativa. Esta diz respeito ao estudo realizado numa turma de 6.º ano de escolaridade no contexto da Prática Pedagógica em 2.º CEB. Este estudo, que assenta no paradigma qualitativo, foca-se na identificação e análise dos desafios sentidos por alunos e professores na concretização de tarefas matemáticas assentes no ensino exploratório. Para a concretização da presente investigação, a recolha de dados incidiu na observação direta participante, com registo em diário de bordo, na análise documental das produções dos alunos e nos inquéritos por entrevista e questionário aos alunos. Os resultados, fruto do presente estudo, revelam que os alunos apresentam dificuldades na interpretação dos enunciados escritos, no trabalho em grupos e na apresentação oral e escrita dos seus trabalhos. Em relação à professora investigadora, esta revelou dificuldades na seleção da tarefa, na antecipação de todas as respostas e na seleção da ordem de apresentação dos trabalhos.pt_PT
dc.identifier.tid203408179pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8984
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEnsino exploratóriopt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógicapt_PT
dc.title.alternativeDificuldades sentidas por alunos e professores na concretização de tarefas matemáticas assentes no ensino exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO FINAL_Alexandra Mendes.pdf
Size:
4.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: