Repository logo
 
Publication

A lealdade e os hábitos do consumidor com a marca: Análise em tempos de crise

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLisboa, Ana Catarina Cadima
dc.contributor.authorSilva, Ana Rita Fernandes da
dc.date.accessioned2024-02-08T11:07:48Z
dc.date.available2024-02-08T11:07:48Z
dc.date.issued2023-11-15
dc.description.abstractO papel das marcas junto dos consumidores é algo evidenciado pelos autores de marketing ao longo dos anos. Contudo, tempos de crise ou escassez podem trazer limitações aos consumidores. Exemplos de situações de crises financeiras e económicas, ou a recente pandemia causada pela Covid-19 e conflito Rússia-Ucrânia provocaram uma escalada de preços e afetaram o poder de compra dos consumidores. Nestes contextos, os consumidores que valorizem uma marca ou pretendam ter um determinado status nos seus grupos sociais por possuí-la, permanecerão leais a ela ou procurarão comprar produtos contrafeitos. O estudo pretenderá comparar que fatores influenciam o comportamento do consumidor durante períodos de recessão económica, e se optam por comprar produtos contrafeitos ou marcas originais, tudo interligado com a sua lealdade. Para a execução do estudo, foi realizado um estudo causal quantitativo, com base num questionário realizado online respondido por 118 inquiridos, com o intuito de percecionar os fatores que influenciam o seu modo de consumo e a sua lealdade às marcas originais/contrafeitas. O modelo apresentado e as variáveis expostas foram analisadas através do software SmartPls4. Sendo a grande mais-valia do estudo o facto de os consumidores serem leais às marcas embora optem por comprar produtos contrafeitos dessas mesmas marcas, o que através da análise das hipóteses de investigação comprova que os fatores pessoais não são significativos, ou seja, o consumidor por vezes utiliza a mentira para justificar as suas ações, escondendo a realidade sobre o seu modo de consumo. Em geral comprova que o consumidor é leal, mas não se importa de comprar produtos mais adequados às suas capacidades financeiras, limitando o estudo, visto que este foi realizado sobre as marcas em geral e não sobre uma determinada marca.pt_PT
dc.identifier.tid203526023pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9409
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectCrisept_PT
dc.titleA lealdade e os hábitos do consumidor com a marca: Análise em tempos de crisept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Ana Rita Silva_alterações finais_correções_formais.pdf
Size:
4.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: