Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.02 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O papel das marcas junto dos consumidores é algo evidenciado pelos autores de marketing ao longo dos anos. Contudo, tempos de crise ou escassez podem trazer limitações aos consumidores. Exemplos de situações de crises financeiras e económicas, ou a recente pandemia causada pela Covid-19 e conflito Rússia-Ucrânia provocaram uma escalada de preços e afetaram o poder de compra dos consumidores.
Nestes contextos, os consumidores que valorizem uma marca ou pretendam ter um determinado status nos seus grupos sociais por possuí-la, permanecerão leais a ela ou procurarão comprar produtos contrafeitos.
O estudo pretenderá comparar que fatores influenciam o comportamento do consumidor durante períodos de recessão económica, e se optam por comprar produtos contrafeitos ou marcas originais, tudo interligado com a sua lealdade.
Para a execução do estudo, foi realizado um estudo causal quantitativo, com base num questionário realizado online respondido por 118 inquiridos, com o intuito de percecionar os fatores que influenciam o seu modo de consumo e a sua lealdade às marcas originais/contrafeitas. O modelo apresentado e as variáveis expostas foram analisadas através do software SmartPls4.
Sendo a grande mais-valia do estudo o facto de os consumidores serem leais às marcas embora optem por comprar produtos contrafeitos dessas mesmas marcas, o que através da análise das hipóteses de investigação comprova que os fatores pessoais não são significativos, ou seja, o consumidor por vezes utiliza a mentira para justificar as suas ações, escondendo a realidade sobre o seu modo de consumo. Em geral comprova que o consumidor é leal, mas não se importa de comprar produtos mais adequados às suas capacidades financeiras, limitando o estudo, visto que este foi realizado sobre as marcas em geral e não sobre uma determinada marca.
Description
Keywords
Marca Lealdade Consumidor Crise