Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Projeto Integra-TE - Promoção do Acesso aos Cuidados de Saúde de uma Comunidade Imigrante

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório descreve o percurso desenvolvido durante o estágio de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O relatório tem como objetivo desenvolver uma análise reflexiva sobre a aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária, na área de Saúde Comunitária e Saúde Pública e descrever o projeto de intervenção comunitária Integra-TE, com base na metodologia de Planeamento em Saúde, tendo como referenciais teóricos o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender e a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger, evidenciando a importância da prática especializada baseada na evidência. O fluxo migratório e a movimentação constante das pessoas são crescentes, o que exige adaptações nos sistemas de saúde para garantir acessibilidade e equidade nos serviços de saúde. Os imigrantes enfrentam barreiras que dificultam o acesso à saúde, o que pode levar ao aumento de doenças preveníveis, disseminação de doenças infeciosas e sobrecarrega dos serviços de emergência. Investir em políticas de saúde inclusivas melhora a qualidade de vida dos imigrantes e fortalece o sistema de saúde como um todo. Neste sentido, o projeto Integra-TE visa promover o acesso aos cuidados de saúde dos imigrantes a residir na Marinha das Ondas. A amostra foi constituída por 22 imigrantes que cumpriam os critérios de inclusão. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário inicial e um questionário final para avaliar a aquisição de conhecimentos. As estratégias de intervenção utilizadas foram a promoção da saúde, através de intervenções educativas, soundbites e marketing social, e o estabelecimento de parcerias com os stakeholders. Após análise descritiva dos dados, apurou-se que os imigrantes tinham um conhecimento reduzido sobre o acesso aos cuidados de saúde, onde foi identificada como a principal barreira no acesso aos cuidados de saúde a língua. Adicionalmente, foram observados esquemas de vacinação incompletos ou ausentes. Com a implementação do projeto, verificou-se a promoção do acesso aos cuidados de saúde, aumento dos conhecimentos sobre o acesso aos cuidados de saúde, diminuíram as barreiras no acesso aos serviços de saúde e foi promovido o acesso à vacinação para a população imigrante. O projeto Integra-TE permitiu o desenvolvimento das competências em enfermagem comunitária e contribuiu para uma melhoria contínua, promoção da saúde, prevenção de doenças e naturalmente obter ganhos em saúde.
The present report describes the journey undertaken during the Community Health and Public Health Nursing internship.The report aims to develop a reflective analysis of the specialist nurse's acquisition of both common and specific competencies in Community Nursing, particularly in the fields of Community Health and Public Health. It also aims to describe the Integra-TE community intervention project, developed using the Health Planning methodology. The theoretical frameworks guiding this project include Nola Pender’s Health Promotion Model and Madeleine Leininger’s Theory of Culture Care Diversity and Universality, which highlights the importance of evidence-based specialised practice. Migration flows and the constant movement of people is increasing, requiring adaptations in health systems to ensure accessibility and equity in healthcare services. Immigrants face barriers that hinder access to healthcare, which can lead to an increase in preventable diseases, an overload of hospital emergency services, and the spread of infectious diseases. Investing in inclusive health policies improves the quality of life for immigrants and strengthens the healthcare system as a whole. In this regard, the Integra-TE project aims to promote access to healthcare services for immigrants residing in Marinha das Ondas. The study sample included 22 immigrants who met the inclusion criteria. Data collection instruments included an initial questionnaire and a final questionnaire was used to assess the acquisition of knowledge. The intervention strategies employed involved health promotion through educational interventions, soundbites, and social marketing, as well as the establishment of partnerships with stakeholders. After the descriptive data analysis, it was revealed that immigrants had limited knowledge regarding access to healthcare services, with language identified as the main barrier. Additionally, incomplete or absent vaccination records were observed. After implementing the project, improvements in healthcare access, reduced barriers to health services, and increased vaccination rates among the immigrant population were observed. This contributed to continuous improvement and, consequently, the promotion of health, disease prevention, and overall health gains. With the implementation of the project, it was observed the promotion of healthcare access, increasing knowledge about access to healthcare, reduced barriers to health services, and promotion of access among the immigrant population. The Integra-TE project enabled the development of community nursing skills and contributed to continuous improvement, health promotion, disease prevention, and overall health gains.

Description

Keywords

Enfermagem Saúde comunitária Saúde pública Imigrantes Promoção da saúde Acesso aos cuidados de saúde

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue