Repository logo
 
Publication

Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas segundo o modelo de Polya na Educação Pré-Escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMenino, Hugo Alexandre Lopes
dc.contributor.authorFernandes, Inês Filipa Moreira
dc.date.accessioned2021-05-12T13:25:22Z
dc.date.available2021-05-12T13:25:22Z
dc.date.issued2021-01-22
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões. A primeira dimensão, a reflexiva, consiste na apresentação do percurso que realizei ao longo das práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que surgiram e as aprendizagens realizadas. A segunda dimensão, a investigativa, dou a conhecer um estudo de natureza qualitativa, seguindo um design de estudo de caso, desenvolvido com três crianças de 6 anos. Neste estudo analisa-se os procedimentos que os sujeitos de investigação utilizam na resolução de quatro problemas matemáticos segundo o modelo de Polya e procura-se compreender e refletir acerca das dificuldades e facilidades que advêm deste processo. As principais dificuldades manifestadas são relativas à compreensão do problema, da sua informação e das suas condicionantes, o que influenciou as etapas seguintes: o planeamento e sua execução e a verificação dos resultados. Foram utilizadas estratégias de tentativa/ erro, simulação/manipulação e a elaboração de um desenho. O modelo de Polya e o questionamento do educador revelaram-se adequados e fundamentais para ajudar as crianças a compreenderem os problemas e encontrarem as possíveis soluções.pt_PT
dc.identifier.tid202722848pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5775
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectModelo Polyapt_PT
dc.titleRefletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas segundo o modelo de Polya na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Mestrado - Inês Fernandes (1).pdf
Size:
2.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: