Publication
Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas segundo o modelo de Polya na Educação Pré-Escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Menino, Hugo Alexandre Lopes | |
dc.contributor.author | Fernandes, Inês Filipa Moreira | |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T13:25:22Z | |
dc.date.available | 2021-05-12T13:25:22Z | |
dc.date.issued | 2021-01-22 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões. A primeira dimensão, a reflexiva, consiste na apresentação do percurso que realizei ao longo das práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que surgiram e as aprendizagens realizadas. A segunda dimensão, a investigativa, dou a conhecer um estudo de natureza qualitativa, seguindo um design de estudo de caso, desenvolvido com três crianças de 6 anos. Neste estudo analisa-se os procedimentos que os sujeitos de investigação utilizam na resolução de quatro problemas matemáticos segundo o modelo de Polya e procura-se compreender e refletir acerca das dificuldades e facilidades que advêm deste processo. As principais dificuldades manifestadas são relativas à compreensão do problema, da sua informação e das suas condicionantes, o que influenciou as etapas seguintes: o planeamento e sua execução e a verificação dos resultados. Foram utilizadas estratégias de tentativa/ erro, simulação/manipulação e a elaboração de um desenho. O modelo de Polya e o questionamento do educador revelaram-se adequados e fundamentais para ajudar as crianças a compreenderem os problemas e encontrarem as possíveis soluções. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202722848 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5775 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Modelo Polya | pt_PT |
dc.title | Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas segundo o modelo de Polya na Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Mestrado - Inês Fernandes (1).pdf
- Size:
- 2.3 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: