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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões.
A primeira dimensão, a reflexiva, consiste na apresentação do percurso que realizei ao longo das práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que surgiram e as aprendizagens realizadas.
A segunda dimensão, a investigativa, dou a conhecer um estudo de natureza qualitativa, seguindo um design de estudo de caso, desenvolvido com três crianças de 6 anos. Neste estudo analisa-se os procedimentos que os sujeitos de investigação utilizam na resolução de quatro problemas matemáticos segundo o modelo de Polya e procura-se compreender e refletir acerca das dificuldades e facilidades que advêm deste processo.
As principais dificuldades manifestadas são relativas à compreensão do problema, da sua informação e das suas condicionantes, o que influenciou as etapas seguintes: o planeamento e sua execução e a verificação dos resultados. Foram utilizadas estratégias de tentativa/ erro, simulação/manipulação e a elaboração de um desenho. O modelo de Polya e o questionamento do educador revelaram-se adequados e fundamentais para ajudar as crianças a compreenderem os problemas e encontrarem as possíveis soluções.
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Keywords
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Matemática Modelo Polya