Repository logo
 
Publication

Usos do computador Magalhães entre a escola e a família: sobre a apropriação de uma política educativa em duas comunidades escolares

dc.contributor.authorSilva, Pedro
dc.contributor.authorDiogo, Ana Matias
dc.date.accessioned2024-06-05T08:57:06Z
dc.date.available2024-06-05T08:57:06Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractContrariamente a muitas das políticas e iniciativas que têm sido desenvolvidas nas últimas décadas, com o objectivo de difundir as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto escolar, o programa de distribuição de computadores portáteis no 1º ciclo do ensino básico, iniciado em 2008/09, tem a particularidade de amplificar a sua intervenção, pretendendo incentivar o uso das TIC tanto na escola como em casa. Esta iniciativa parece assentar na crença de que a promoção do acesso a estes recursos, em ambos os contextos, irá reforçar as aprendizagens escolares e reduzir as desigualdades de oportunidades no uso das novas tecnologias. Da sua implementação poderá emergir um conjunto de interrogações relativas aos usos e efeitos das TIC no âmbito da relação escola-família. Este texto equaciona algumas destas questões, numa abordagem sociológica, com base em resultados empíricos de dois estudos de caso.pt_PT
dc.description.abstractUnlike many policies and initiatives that have been carried out in the past decades aiming at the dissemination of information and communication technology (ICT) in the schooling context, the program of distribution of laptops at the elementary education, started in 2008-2009, has the particularity of amplifying its intervention, trying to foster the use of ICT both at school and at home. This initiative seems to be based upon the belief that the promotion of the access to these resources, in both contexts, will reinforce school learning and reduce the inequality of opportunities in the use of ICT. From its implementation might arise several questions concerning the uses and effects of ICT in the context of home-school relations. This paper, using a sociological approach, deals with some of these questions based on the empirical results of two case studies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, Pedro; Diogo, Ana (2011). "Usos do computador Magalhães entre a escola e a família: sobre a apropriação de uma política educativa em duas comunidades escolares", «ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação», 12: 9-48. ISSN 0873-8165pt_PT
dc.identifier.issn0873-8165
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9696
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade dos Açorespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectDesigualdades Sociaispt_PT
dc.subjectComputador Magalhãespt_PT
dc.subjectRelação Escola-Famíliapt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.titleUsos do computador Magalhães entre a escola e a família: sobre a apropriação de uma política educativa em duas comunidades escolarespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage48pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
oaire.citation.titleArquipélago. Ciências da Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
person.familyNamede Carvalho da Silva
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-id871B-8C9E-1262
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd5124e5d-1e5a-43af-9b5f-37ebb17a6a07
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd5124e5d-1e5a-43af-9b5f-37ebb17a6a07

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
0754_001.pdf
Size:
3.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: