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Research Project
A integração das TIC na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal
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A integração das TIC na aprendizagem e avaliação da língua inglesa no Ensino Superior em Portugal
Publication . Chagas, Laura; Pedro, Nueza
Esta comunicação visa descrever as práticas de lecionação de língua inglesa com recurso à tecnologia, no ensino superior público universitário e politécnico, e a sua relevância decorre da inexistência de trabalhos prévios que incidam sobre esta problemática em Portugal. O problema de investigação subdivide-se em dois e consiste, assim, no seguinte enunciado: ‘Qual o uso que os docentes de língua estrangeira do ensino superior português fazem das TIC e de que forma são trabalhadas as quatro principais competências de comunicação em língua estrangeira (ouvir/falar/ler/escrever) e a avaliação com o recurso à tecnologia? E de que modo a efetiva integração das TIC pode contribuir, na perspetiva dos docentes e estudantes, para a construção de
um guia que inclua as melhores práticas do presencial e do regime EaD?’ Recorrendo a um design metodológico de cariz quantitativo procura-se dar resposta à primeira questão enunciada através do recurso a um questionário online, a aplicar aos docentes do ensino superior que lecionem língua inglesa em unidades curriculares obrigatórias dos cursos de licenciatura, numa primeira fase. Posteriormente, serão inquiridos os alunos e entrevistados alguns docentes, de modo a analisarem-se, em maior profundidade, as práticas docentes e os resultados de aprendizagem percecionados, de modo a poder responder-se à segunda questão do problema. Através dos resultados previstos, espera-se contribuir para a sistematização de um conjunto de
boas práticas para o ensino da língua inglesa no ensino superior e, em última análise, contribuir para promover melhoria das práticas docentes com recurso à tecnologia.
Língua inglesa no Ensino Superior: Aprendizagem e avaliação com recurso à tecnologia
Publication . Chagas, Laura
O propósito desta comunicação consiste em proceder a um enquadramento teórico das iniciativas de integração da tecnologia na
aprendizagem e avaliação da língua inglesa no ensino superior. A
presente comunicação enquadra-se num projeto de doutoramento a ser
desenvolvido atualmente, cuja relevância decorre da inexistência de
estudos que incidam sobre esta temática no contexto nacional, apesar
das diretrizes europeias que enfatizam a importância da competência
digital e da proficiência em línguas estrangeiras para o cidadão atual.
A abordagem metodológica do trabalho seguirá várias fases de
desenvolvimento. Inicialmente, através de um estudo de matriz
quantitativa, materializado na aplicação de um questionário a docentes
de universidades e institutos politécnicos portugueses, procura-se
identificar o uso que os docentes fazem das várias ferramentas
tecnológicas, de modo a promover o desenvolvimento das quatro
competências de comunicação em Inglês Língua Estrangeira e suportar
atividades de avaliação. Posteriormente, os estudantes serão inquiridos
acerca da sua perceção relativa à integração da tecnologia. Numa
terceira fase, um grupo específico de docentes será confrontado com a
visão dos estudantes em processo de entrevista. A análise de dados
será feita à luz da distinção entre o regime presencial e o regime a
distância.
Pretende-se, com este trabalho, caracterizar o perfil do docente de
língua inglesa no ensino superior, no que respeita ao uso que faz da
tecnologia e eventuais necessidades formativas; identificar as
ferramentas e metodologias que mais concorrem para a aprendizagem
e avaliação de uma língua estrangeira e, em última análise, sinalizar
um conjunto de boas práticas de lecionação e avaliação neste domínio.
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Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
OE
Funding Award Number
PD/BI/113594/2015