Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

A integração das TIC na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal

Authors

Publications

A integração das TIC na aprendizagem e avaliação da língua inglesa no Ensino Superior em Portugal
Publication . Chagas, Laura; Pedro, Nueza
Esta comunicação visa descrever as práticas de lecionação de língua inglesa com recurso à tecnologia, no ensino superior público universitário e politécnico, e a sua relevância decorre da inexistência de trabalhos prévios que incidam sobre esta problemática em Portugal. O problema de investigação subdivide-se em dois e consiste, assim, no seguinte enunciado: ‘Qual o uso que os docentes de língua estrangeira do ensino superior português fazem das TIC e de que forma são trabalhadas as quatro principais competências de comunicação em língua estrangeira (ouvir/falar/ler/escrever) e a avaliação com o recurso à tecnologia? E de que modo a efetiva integração das TIC pode contribuir, na perspetiva dos docentes e estudantes, para a construção de um guia que inclua as melhores práticas do presencial e do regime EaD?’ Recorrendo a um design metodológico de cariz quantitativo procura-se dar resposta à primeira questão enunciada através do recurso a um questionário online, a aplicar aos docentes do ensino superior que lecionem língua inglesa em unidades curriculares obrigatórias dos cursos de licenciatura, numa primeira fase. Posteriormente, serão inquiridos os alunos e entrevistados alguns docentes, de modo a analisarem-se, em maior profundidade, as práticas docentes e os resultados de aprendizagem percecionados, de modo a poder responder-se à segunda questão do problema. Através dos resultados previstos, espera-se contribuir para a sistematização de um conjunto de boas práticas para o ensino da língua inglesa no ensino superior e, em última análise, contribuir para promover melhoria das práticas docentes com recurso à tecnologia.
Língua inglesa no Ensino Superior: Aprendizagem e avaliação com recurso à tecnologia
Publication . Chagas, Laura
O propósito desta comunicação consiste em proceder a um enquadramento teórico das iniciativas de integração da tecnologia na aprendizagem e avaliação da língua inglesa no ensino superior. A presente comunicação enquadra-se num projeto de doutoramento a ser desenvolvido atualmente, cuja relevância decorre da inexistência de estudos que incidam sobre esta temática no contexto nacional, apesar das diretrizes europeias que enfatizam a importância da competência digital e da proficiência em línguas estrangeiras para o cidadão atual. A abordagem metodológica do trabalho seguirá várias fases de desenvolvimento. Inicialmente, através de um estudo de matriz quantitativa, materializado na aplicação de um questionário a docentes de universidades e institutos politécnicos portugueses, procura-se identificar o uso que os docentes fazem das várias ferramentas tecnológicas, de modo a promover o desenvolvimento das quatro competências de comunicação em Inglês Língua Estrangeira e suportar atividades de avaliação. Posteriormente, os estudantes serão inquiridos acerca da sua perceção relativa à integração da tecnologia. Numa terceira fase, um grupo específico de docentes será confrontado com a visão dos estudantes em processo de entrevista. A análise de dados será feita à luz da distinção entre o regime presencial e o regime a distância. Pretende-se, com este trabalho, caracterizar o perfil do docente de língua inglesa no ensino superior, no que respeita ao uso que faz da tecnologia e eventuais necessidades formativas; identificar as ferramentas e metodologias que mais concorrem para a aprendizagem e avaliação de uma língua estrangeira e, em última análise, sinalizar um conjunto de boas práticas de lecionação e avaliação neste domínio.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

OE

Funding Award Number

PD/BI/113594/2015

ID