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- Sebenta de apoio à Unidade Curricular de Investigação II: Conteúdo Programático P3 – Investigação QualitativaPublication . Silva, Sílvia; Dixe, Maria dos AnjosEste documento tem fins pedagógicos e pretende complementar as aulas teóricas e teórico-práticas do conteúdo programático de Investigação Qualitativa da Unidade Curricular de Investigação II. Pretende apoiar os estudantes no processo introdutório à metodologia qualitativa abordando, sinteticamente, os aspetos mais importantes para quem vai iniciar a investigação nesta metodologia, nomeadamente: no primeiro capítulo define-se o que é a investigação qualitativa e as suas principias características, o fundamento desta investigação com a lógica indutiva; no segundo capítulo, abordam-se os principais tipos de investigação qualitativa e as suas características; no terceiro capítulo abordam-se os dados de investigação qualitativa, a forma de tratamento e análise dos dados e, finalmente, no quarto capítulo aborda-se qualidade dos estudos e aforma de verificação dessa qualidade. O documento pretende ser um resumo que deverá ser complementado com a consulta da bibliografia recomendada. Esperando que seja um documento de apoio e orientação para os estudantes, incentivando a uma metodologia que, numa primeira abordagem à investigação, é muitas vezes preterida em relação à investigação quantitativa.
- Estudo de caso criação da USF ESSLei: Documento de apoio à atividade 1 e 4 da Prof. Sílvia SilvaPublication . Silva, SílviaDocumento de apoio à atividades desenvolvidas durante a UC de Gestão I do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Trata-se de um estudo de caso de criação da USF ESSLei que permite aos estudantes perceber os princípios de formação das Unidades Funcionais base de prestação de cuidados de saúde pela Equipa de Saúde Familiar, missão, valores, organização, estratégias.
- Novos paradigmas do envelhecimentoPublication . Pocinho, Ricardo; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Marques, Liliana; Trindade, Bruno; Silva, Sílvia; Gordo, SaraEste livro que dedicamos aos mais velhos e a quem deles cuida, é uma coletânea de testemunhos, de partilh a de práticas e de manifestações de ciência. Objetiva a devolução ao idoso do direito à participação ativa e identifica formas de prestação de cuidados centrados na pessoa, garantido um envelhecimento ativo, feliz, digno e bem-sucedido. Obrigado a todos os autores, por “Não quererem apenas acrescentar anos à vida, mas sim acrescentarem, vida aos anos”.
- Analysis of Frailty Indices Based on Sociodemographic and Clinical Determinants in Older WomenPublication . Rodrigues, Filipe; Monteiro, Diogo; Susano Jacinto, Miguel Ângelo; Matos, Rui; Amaro, Nuno; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Gordo, Sara; Dias Tavares da Silva, Sílvia Manuela; Antunes, RaulBackground: The aim of this study was to analyze levels of frailty, across physical, psychological, social, and overall dimensions, according to marital status, age, number of diagnosed illnesses, and number of medications taken in community-dwelling older women. Methods: The study included a total of 94 older women, aged between 60 and 89 years. All participants completed a sociodemographic and clinical questionnaire, as well as an instrument to measure physical, psychological, and social frailty, along with the total frailty score in the study participants. Group comparison test, such as the Kruskal–Wallis test, was applied. Results: Statistically significant differences (p < 0.05) in frailty were associated with marital status, clinical burden, and polypharmacy, with widowed/divorced individuals, those with more diagnosed diseases, and those taking more medications exhibiting higher physical and total frailty levels, while psychological frailty was notably higher in the oldest age group. Conclusions: The results indicate that physical and social interventions should be more relevant for older women with greater social isolation, as they may increase frailty indices and consequently the risk of hospitalization, institutionalization, and mortality.