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  • Autoaprendizagem online do webQDA: uma análise de grupos focais
    Publication . Freitas, Fábio; Souza, Francislê Neri de; Costa, António Pedro
    O recurso aos Qualitative Data Analysis Software (QDAS) é algo cada vez mais incontornável entres investigadores qualitativos. Porém, o uso destas ferramentas digitais não é pacifico, pois, o processo de aprendizagem pode ser uma barreira para os investigadores. Este estudo é parte integrante de um projeto de investigação e procura analisar esta curva de aprendizagem através da recolha de dados relativos à análise do Protótipo de Aprendizagem online (PAo) do webQDA®. Este estudo de natureza qualitativa teve por base dois grupos focais. Os resultados demonstraram que, apesar do PAo ser uma ferramenta útil na aprendizagem, apresenta limitações em termos de Usabilidade, o que acaba por proporcionar uma má Experiência de Utilizador (UX). Esta análise foi realizada com o próprio webQDA® e mostrou-se essencial na identificação das fragilidades do PAo e para o processo de criação de diretrizes gerais de um Ambiente de Autoaprendizagem online para o webQDA®.
  • A (Auto)Aprendizagem de QDAS
    Publication . Costa, António Pedro; Freitas, Fábio
    As primeiras preocupações sobre as competências computacionais (Brent,1984; Cuilenburg, J. J. van, Kleinnijenhuis, J., & Ridder, 1988) na utilização QDAS (Qualitative Data Analysis Software), surgem no século passado, nos anos 80, em paralelo com o surgimento das primeiras ferramentas. Desde então, e com mais ênfase nos últimos 10 anos, surgiu a necessidade de compreender a relação entre os estilos de aprendizagem dos utilizadores deste tipo de ferramentas e a tipologia de formação quando envolve o uso de software. Tal compreensão pode proporcionar grandes contribuições para as conexões e implementações de cursos de formação mais eficientes e eficazes (Inal & Güner, 2015; Freitas, 2020). Dito de outra forma, o Design Instrucional, que pode revelar-se eficaz para certos utilizadores, pode não ser a abordagem mais eficaz para outros que manifestem um estilo de aprendizagem diferente (Pashler, Mcdaniel, Rohrer, & Bjork, 2009; Freitas, 2020).