Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • A inclusão laboral e a sua relevância no dia a dia da pessoa com deficiência
    Publication . Nogueira, Marta; Sousa, Célia
    Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a inclusão laboral e a sua relevância no dia a dia da pessoa com deficiência (PcD). Optou-se pela metodologia mista, com recurso à pesquisa qualitativa e quantitativa. Participaram no estudo 50 trabalhadores com deficiência e 314 colegas de trabalho das mesmas, funcionários do Grupo Auchan Portugal, uma cadeia de hipermercados. Os resultados principais das entrevistas realizadas à PcD permitiram verificar que o orgulho em trabalhar é sentimento mais reportado no dia a dia de trabalho; que as situações que geralmente geram uma emoção intensa em contexto laboral são as chamadas de atenção pelo seu trabalho; e a indiferença, discriminação e exclusão que estas pessoas sentem. Também foi possível verificar que a maioria das PcD ingressou com recurso a entidades; sente-se integrada; há interação constante e colaborativa com a pessoa responsável e com os colegas; frequentaram formação profissional e não foi realizada nenhuma adaptação especifica. Os principais resultados dos questionários realizados aos colegas da PcD revelaram que a maioria considera que: a contratação de PcD contribui para a responsabilidade social da empresa; contratar uma PcD melhora a imagem da organização junto dos trabalhadores; as PcD podem desempenhar adequadamente as suas funções, desde que tenham as condições de trabalho adequadas. As limitações deste estudo dizem respeito ao factor temporal, ao tamanho reduzido da amostra e ao tempo de permanência das PcD na empresa. Sugere-se novos estudos com uma amostra maior que englobe diferentes contextos de trabalho, assim como trabalhadores com vários tipos de vínculo contratual.
  • O papel das emoções na inclusão laboral de pessoas com deficiência
    Publication . Nogueira, Marta; Sousa, Célia
    A inclusão laboral de pessoas com deficiência (PcD´s) é um dos pontos mais importantes para a sua inclusão na sociedade. Apesar da constante evolução na legislação, as pessoas com deficiência ainda não têm o mesmo acesso às oportunidades de trabalho que os seus colegas sem deficiência. É premente combater o estigma relacionado a esta população. Nesse sentido, este estudo contribuiu para o aprofundamento do conhecimento que as pessoas com deficiência (PcD´s) têm sobre as suas emoções no local de trabalho, bem como do seu processo de inclusão, trazendo sugestões de melhoria sobre esta questão social tão pertinente. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: conhecer o grau de consciência que os trabalhadores com deficiência têm das suas emoções nas interações diárias no seu local de trabalho e, verificar em que medida a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência melhorou o processo de inclusão. Neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por 50 trabalhadores com deficiência, funcionários do Grupo Auchan Portugal. Os resultados mostraram que as PcD´s reconhecem as suas emoções quando interagem com os seus colegas de trabalho. No entanto, a maioria destas pessoas disfarça o desconforto sentido, não comunicando de forma clara que emoções sentiu. Além disso, verificou-se que, apesar da maioria das PcD´s se sentir incluída, sugere uma maior sensibilidade da entidade empregadora, trabalho adaptado à pessoa e à sua deficiência e mais acessibilidades no local de trabalho.
  • Os Desafios da Inclusão Laboral das Pessoas com Deficiência
    Publication . Nogueira, Marta; Sousa, Célia
    Este trabalho tem como objetivo perceber como se dá o processo de inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) na empresa, explorar as suas emoções nas interações diárias no seu local de trabalho, e analisar as interações comunicativas das PcD em contexto laboral, explorando também a perceção dos seus colegas de trabalho. Foi utilizada a metodologia mista, com recurso à pesquisa qualitativa e quantitativa. Participaram no estudo 50 trabalhadores com deficiência e 314 colegas de trabalho das mesmas, funcionários do Grupo Auchan Portugal. Os resultados permitiram verificar que o orgulho é sentimento mais reportado pela PcD no dia a dia de trabalho, que cerca de metade das PcD não diz ao outro qual a emoção sentida e disfarça o desconforto das emoções sentidas, que a comunicação na empresa é acessível, clara e que a interação entre PcD e responsáveis/colegas é constante e colaborativa. Em relação aos colegas de trabalho, estes consideram que a contratação destas pessoas contribui para a responsabilidade social da empresa,que existe uma boa comunicação com a PcD, e que a empresa tem o objetivo de promover a inclusão social da PcD. Apesar da maioria das PcD se sentir integrada, sugere uma maior sensibilidade da entidade empregadora e trabalho adaptado. Espera-se que esta investigação contribua para o aumento do conhecimento científico e para promover o processo de inclusão das PcD no mercado de trabalho.