Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 78
  • Fluxos de caixa
    Publication . Santos, Luís Lima
    O objectivo central deste estudo consiste em evidenciar a necessidade e a utilidade de uma estrutura conceptual para a contabilidade em que os fluxos de caixa assumam importância capital; é o ponto de partida para demonstrar que a base de caixa encerra um poder informativo superior para a avaliação do desempenho e para a prevenção da insolvência. Os métodos utilizados foram a consulta de bibliografia especializada, a realização de um inquérito, a simulação de dois casos e o aproveitamento da nossa experiência. Após o enquadramento com o objectivo central, abordámos de uma forma associada o fundo de maneio, os fluxos de fundos e os fluxos de caixa; os ensaios em torno da avaliação do desempenho e da prevenção da insolvência foram ilustrados com a realização de um inquérito que permitiu a percepção da sensibilidade dos peritos contabilistas para o tema em análise; a simulação dos casos práticos tentou alicerçar as nossas convicções sobre a simbiose entre os fluxos de caixa e outras variáveis, na avaliação do desempenho e na prevenção da insolvência. Em sentido oposto a orientações diversas concluímos que a demonstração dos fluxos de caixa, ao traduzir as assimetrias entre o resultado líquido e as variações de dinheiro, permite ao utilizador, um potencial informativo na avaliação do desempenho e na prevenção da insolvência.
  • Os donos da “escrita”
    Publication . Santos, Luís Lima
    Neste artigo o autor propõe-se ao reconhecimento dos grandes núcleos de produção técnica e científica em Portugal.
  • La información contable y el desempeño empresarial
    Publication . Santos, Luís Lima
    Com a presente comunicação o autor pretende alcançar três objectivos que evidenciam a utilidade da informação contabilística na avaliação do desempenho das entidades económicas: 1.º questionar o actual modelo de avaliação do desempenho, quer em função de uma tributação mais justa (impostos), quer em função do retorno do investimento (mercado de capitais); 2.º apresentar estudos que reflectem a posição de organismos emissores de normas internacionais de contabilidade quanto à apresentação do desempenho; e 3.º demonstrar que a avaliação do desempenho empresarial necessita de uma estrutura conceptual que evidencie as vantagens decorrentes da utilização de variáveis informativas alternativas. O método de trabalho foi o estudo de bibliografia especializada e o aproveitar de experiência adquirida com a actividade empresarial e com a investigação efectuada durante na parte lectiva do doutoramento; um dos elementos mais importantes foi, sem dúvida, o relatório que divulga a posição do G4+11 intitulado “Reporting financial performance: current developments and future directions”. Após o enquadramento com os objectivos supra-citados, considera as envolventes do sistema contabilístico; após a exposição do actual modelo de avaliação do desempenho, aprecia a eventualidade de medidas simples do desempenho. É o que serve de ponto de partida para apresentar os recentes desenvolvimentos no interior do G4+1. Culmina o presente estudo com as perspectivas futuras, suas e do G4+1. Como conclusão principal é apresentada a necessidade de definir uma estrutura conceptual que sirva a apresentação e a avaliação do desempenho empresarial não só em função do utilizador mas, também, tendo em conta a oportunidade de apresentar e o benefício de utilizar a informação contabilística.
  • A estrutura conceptual da contabilidade em Portugal
    Publication . Santos, Luís Lima
    No presente trabalho, resultado da investigação posterior à comunicação apresentada na Thirteenth Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues em Outubro de 2001, o autor pretende apresentar o ponto da situação relativamente ao processo de normalização contabilística sectorial em Portugal. Começa por abordar as primeiras tentativas de normalização e, de seguida, expõe as duas versões do plano oficial de contabilidade; é o que precede a exposição acerca do processo de normalização contabilística sectorial, na qual é explicado o trabalho dos cinco principais organismos envolvidos: o BP, a CNC, a CNC da Administração Pública, a CMVM e o ISP. Apresenta a perspectiva de normalização contabilística em função das IAS e esboça uma estrutura conceptual para a contabilidade em Portugal, na qual aponta os utilizadores da informação contabilística, os objectivos da informação contabilística, as características da informação contabilística, os princípios contabilísticos, os elementos das demonstrações contabilísticas, o reconhecimento dos elementos das demonstrações contabilísticas, a valorimetria dos elementos das demonstrações contabilísticas e os conceitos de capital e de manutenção de capital. Apresenta conclusões de entre as quais destaca o facto de termos conceptuais, não bastar saber preparar a informação contabilística; o desafio maior, consiste na identificação do tipo de informação a preparar, em função dos utilizadores e das suas necessidades (tarefa das organizações de profissionais de contabilidade e dos investigadores); esta interpretação justifica a divergência entre a imagem adequada e a “imagem fiel e verdadeira”.
  • Fluxos de caixa : informação contabilística on-line
    Publication . Santos, Luís Lima
    A informação contabilística assume, actualmente, papel relevante; no entanto, a diversidade de destinatários, eventualmente utilizadores, suscita reflexões quer quanto à tempestividade de informar, quer quanto à configuração e conteúdo. No âmbito desta discussão, de âmbito mundial, este nossa comunicação tem como objectivo apresentar os recentes desenvolvimentos quanto aquelas duas valências: no que se refere à tempestividade de informar, apresentamos um elenco de soluções desde o “hipertexto” à “internet e world wide web” até ao “world wide wap”; no que diz respeito à configuração e conteúdo, apreciamos uma das configurações que a informação contabilística assume – a demonstração dos fluxos de caixa – evidenciando a relação entre os dados introduzidos e o modo de extrair informação. As nossas conclusões apontam no sentido de preparar a actual geração de profissionais e académicos para as constantes e bruscas alterações na informação contabilística, quanto à alteração da natureza dos inputs e a alteração da configuração (preparadores de informação) e do acesso (utilizadores da informação) dos outputs.
  • A contabilidade no século XXI
    Publication . Santos, Luís Lima
    Com a presente comunicação o autor apresenta uma abordagem dos aspectos mais relevantes no processo de normalização contabilística internacional, evidenciado os últimos 25 anos e o trabalho do International Accounting Standards Committee (IASC), os cenários (reais) da contabilidade no fim deste milénio e os cenários (prováveis) da contabilidade no século XXI. Começa por caracterizar os modelos de normalização contabilística que integram o sistema contabilístico; quanto à harmonização contabilística na União Europeia (UE) merecem referências especiais, os instrumentos contabilísticos, a nova estratégia contabilística adoptada e a situação actual e as mudanças significativas em vários países membros da UE. Seguidamente, apresenta o IASC: são abordados o seu processo de formação, a sua estrutura interna, os seus objectivos, a indicação dos trabalhos desenvolvidos e em curso, o processo de elaboração das International Accounting Standards (IAS) e a participação na normalização contabilística internacional. É explicado o processo de harmonização contabilística internacional, onde são apresentadas as organizações internacionais públicas e privadas com maior protagonismo na cena internacional; na esteia de uma sequência lógica, é abordado o panorama contabilístico internacional no limiar do ano 2000, bem como os “actores principais” que nos próximos anos serão protagonistas do recém iniciado processo de “normalização contabilística mundial”. A comunicação termina com o debate sobre a importância e a aceitação das IAS, o seu previsível futuro e, naturalmente, com as conclusões.