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- Adolescent gender identity and sexual orientation: a school-based correlational studyPublication . Cordeiro, Ana Catarina Lobo Maurício; Da Mota, Ana João Dinis; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel; Ramalho, Sónia; Gordo, Clementina Maria Gomes de Oliveira; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Moleiro, PascoalAdolescents are increasingly encouraged to freely express their sexuality. The purpose of this study was to compare non-cisgender adolescents with cisgender/heterosexual adolescents and those who have an undefined gender identity and/or sexual orientation, on their future prospects, emotional state, sexuality, risk behaviors, and their perception of health care and its accessibility. Adolescents who identify as non-cisgender/heterosexual seem to have higher future aspirations, however, they have a more unstable emotional state, higher risky behaviors, and fear being prejudiced by health care professionals. The undefined group appears to be undefined about their sexuality and future aspirations, while reporting less risky behaviors.
- Importance attributed by adolescents to sexual education: correlation with their attitudes, knowledge, and sexual behaviorPublication . Gonçalves, Raquel dos Santos; Alves, Carolina dos Santos Folques; Luz, Alexandra Maria Branco da; Ramalho, Sónia; Gordo, Clementina Maria Gomes de Oliveira; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Moleiro, PascoalIntroduction: Sexual education plays an important role in the prevention of risk-taking sexual behaviors. The objective of this study was to evaluate the importance attributed to sexual education by adolescents, correlating it with the assessment they make of their attitudes and with their knowledge towards sexuality. Methods: This observational study included adolescents who attended elementary or high school in the central region of Portugal. A characterization of sociodemographic and sexual data was made and the Adolescent Students’ Attitudes Scale towards Sexuality (E3AS) was applied. Results: We included 394 adolescents with a mean age of 14.9 ± 1.4 years. The majority (89.3%) attributed importance to sexual education. Adolescents that gave more importance to sexual education were the ones that ranked higher the information they learned about sexuality (r = 0.236), had less unprotected sex due to lack of information (r = -0.363) or because they were under the effect of alcohol and/or drugs (r = -0.365) and had a superior classification in F2 (r = 0.380), F5 (r = 0.402) and in the total scale (r = 0.531). Discussion and conclusion: Adolescents that attributed greater importance to sexual education were the ones that ranked higher the information they possessed about sexuality. After initiating sexual activity, a greater importance attributed to sexual education seems to have a protective effect on risk-taking sexual behaviors.
- Acesso a cuidados de saúde sexual e planeamento familiar em adolescentesPublication . Teixeira, Catarina Sofia Serrasqueiro; Pedrosa, Inês Veríssimo; Frade, João Manuel Graça; Ramalho, Sónia; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel; Moleiro, PascoalIntrodução: Os adolescentes valorizam o aconselhamento os profissionais de saúde sobre métodos contracetivos e sexualidade como fonte de informação. Objetivos: Caracterizar o conhecimento dos adolescentes sobre sexualidade e a adesão às consultas de medicina do adolescente/planeamento familiar; avaliar diferenças no conhecimento sobre métodos contracetivos e comportamentos sexuais de risco no grupo que frequenta as consultas; analisar limitações na comunicação sobre sexualidade com profissionais de saúde. Material e métodos: Estudo transversal e observacional, com amostra não probabilística e intencional, constituída por adolescentes de duas escolas do centro do país, dividida em dois grupos etários: G1 (13-15A); G2 (16-19A). Após consentimento informado dos pais e participantes aplicou-se um instrumento de colheita de dados, assumindo-se nível de significância estatística quando p<0,05. Resultados: Incluídos 394 adolescentes, 276 (70%) do G1, 53% do sexo feminino avaliam os serviços de saúde como fonte de informação fidedigna. Frequentavam as consultas de medicina do adolescente/planeamento familiar 119 (30,8%), destes 61,3% do G1 (p=0,02) e 66,3% do sexo feminino (p=0,01). Consideram-se esclarecidos sobre métodos contracetivos 64,2%, sendo o grau de esclarecimento semelhante em G1 e G2, mas superior nas raparigas frequentadoras das consultas (p=0,03). Iniciaram relações sexuais 21,1%, com mediana da idade de início de 15A, superior à dos adolescentes do G1 não frequentadores das consultas de medicina do adolescente/planeamento familiar (p=0,007). Em 32,8% dos adolescentes sexualmente ativos existiram relações sexuais desprotegidas, sobretudo no G2, e 8 não usavam habitualmente métodos contracetivos, sem diferença quanto à frequência das consultas. “A falta de abertura por parte dos profissionais, medo de serem mal interpretados e medo de que o profissional de saúde quebre a confidencialidade” foram os fatores mais frequentemente apontados como limitantes na comunicação com os profissionais de saúde. Discussão/Conclusão: Frequentavam as consultas de medicina do adolescente/planeamento familiar 30,8%, com predomínio do G1 e sexo feminino, com idade mais tardia da primeira relação sexual e a registar melhor esclarecimento sobre métodos contracetivos, respetivamente. Os fatores apontados como limitantes da comunicação com profissionais de saúde salientam a necessidade destes, a par dos cuidados de saúde preventivos, rastreio de comportamentos de risco e aconselhamento sobre saúde sexual, adotarem estratégias eficazes de comunicação com os adolescentes.
- Atitudes dos alunos adolescentes sobre a sexualidade: construção e validação de uma escalaPublication . Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel; Ramalho, Sónia; Gordo, Clementina Maria Gomes de Oliveira; Frade, João Manuel Graça; Luz, Alexandra; Moleiro, Pascoal; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesConstruir uma escala de atitudes dos adolescentes em face da sexualidade e determinar as suas caraterísticas psicométricas.