Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- O turismo gastronómico no Pólo Turístico do Oeste (Portugal) na perspetiva da ofertaPublication . Ezequiel, Graça; Almeida, Anabela; Ferreira, Cátia; Cabral, Paula; Oliveira, SimãoO turismo gastronómico consiste num segmento de mercado em crescimento que permite desenvolver destinos turísticos competitivos. Enquanto área abrangente, traduz-se em viagens a locais específicos com o propósito de estabelecer um sentido de pertença onde a qualidade da experiência relacionada com a gastronomia é o mais importante. Este artigo resulta de um projeto desenvolvido na região Oeste de Portugal, com a duração de um ano (maio de 2010 a maio de 2011), a fim de compreender o papel que o turismo gastronómico desempenha para a diferenciação do destino, avaliar a perceção dos agentes turísticos locais, traçar o perfil do turista gastronómico do Pólo Turístico do Oeste, e identificar as suas práticas-chave. Em termos de metodologia, foi utilizado o estudo de caso, com trabalho de campo, de onde resultaram 863 inquéritos por questionário do lado da procura e 92 inquéritos por questionário do lado da oferta. As conclusões do projeto revelaram que a gastronomia pode efetivamente ser um fator importante como atração primária, bem como secundária; e que, embora os agentes locais estejam cientes da sua importância, a inexistência de um produto organizado, resulta na predominância de visitantes e não de turistas. Este artigo pretende explorar a perceção da oferta do turismo gastronómico, sobre a preocupação em oferecer produtos regionais e do seu envolvimento em decisões estratégicas.