Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Digital Era: How marketing communication develops business innovation: Case studies
    Publication . Vitorino, Liliana Coutinho; Lisboa, Ana; Antunes, Raquel J.
    The explosive growth of new media and the multiple and diverse means of communications are changing consumers and brands. Digitalisation is a growing reality. As per April 2019, there were 4.437 billion internet users (around 58% of the worldwide population) and 3.499 billion active social media users. Not only is the setting changing, but also consumers' profiles and roles. Researchers have identified some emerging trends that are leading firms to change the way they communicate to consumers and develop new and innovative businesses. In this chapter, the authors present a general perspective of marketing communication and how it will affect business innovation, discuss the existing paradigm shift in marketing communication, and introduce a case study which applies some of the more recent techniques.
  • Estudo para a requalificação/modernização da ETAR das Olhalvas
    Publication . Pala, Helena; Vieira, Judite; Oliveira, Mário; Costa, António; Antunes, Raquel; Fernandes, Paulo
    O presente trabalho refere-se a um estudo realizado por uma equipa multidisciplinar do Politécnico de Leiria com o macro objetivo de investigar, identificar e definir as melhores soluções de requalificação/modernização da ETAR das Olhalvas, mitigando o impacto que esta infraestrutura ainda tem no contexto em que se insere e as possibilidades de reutilização de parte do efluente desta unidade numa perspetiva de uso racional da água, evitando assim o uso de água tratada para fins que não o exigem. Partindo de uma análise do funcionamento da ETAR suportada em dados relativos aos anos 2016 a 2020, compreendendo a caracterização dos caudais e cargas afluentes à estação e sua comparação com os valores de projeto, o estudo analisou a eficiência do tratamento e os principais parâmetros indicadores da qualidade, nomeadamente CQO, CBO5, SST, NTotal e PTotal. Esta análise evidenciou o bom funcionamento e adequação para os caudais e características do afluente da ETAR e eficiência muito elevada, traduzindo-se em reduções muito significativas da carga poluente presente no afluente. A ausência de informações objetivas sobre o impacto da descarga do efluente no meio recetor e de caracterização do próprio meio, justificou uma campanha de monitorização das águas superficiais da bacia hidrográfica do rio Lis, entre outubro de 2020 e abril de 2021, monitorizando o Rio Lis a montante e jusante da ETAR e um afluente ao Rio Lis, a Ribeira do Sirol, na sua confluência com este. Esta campanha revelou-se muito importante na quantificação do impacto do efluente sobre o meio recetor, observando-se uma ligeira alteração no padrão de qualidade em alguns meses para os parâmetros NTotal, nitratos (N-NO3) e fosfatos (P-PO4), mas destacando-se que nos restantes parâmetros, a saber, pH, CQO, CBO5, SST, N-NH4 e substâncias tensioativas, não foram detetadas variações. Estas observações suportaram um conjunto de recomendações de medidas de requalificação/modernização, propondo a melhoria dos tratamentos existentes ou a introdução de novos tratamentos. A importância que a comunicação do papel destes equipamentos tem junto daqueles que são os principais beneficiários do seu bom funcionamento, populações servidas e comunidades que habitam o território onde se implantam, nortearam o estudo sobre os planos e estratégia de comunicação deste equipamento. Partindo das boas práticas identificadas em territórios e situações congéneres e valorizando as campanhas emblemáticas do passado deixam-se um conjunto de propostas de estratégia e planos de comunicação que permita aproximar a ETAR de Olhalvas das populações e territórios que servem, visando a sua integração num objetivo maior que é a melhoria contínua da qualidade do Rio Lis.