ciTechCare - Relatórios
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Recent Submissions
- CLC-CPC Creating learning communities for compassionate palliative care cultures - Train-the-trainer-course CurriculumPublication . Schuchter, Patrick; Buchegger, Marianne; Jurka, Johannes; Fupun, Claudia; Adascalitei, Irina; Dreglea , Ina; Gaicu, Elena; Lazar, Alina; Dixe, Maria dos Anjos; Querido, Ana; Laranjeira, CarlosiCare - an International Integrated perspective in palliative CARE for dignity and proper support in ageing and approaching end of life" is an interprofessional and participatory project led by Organizatia Umanitaria Concordia, Romania, in cooperation with the Kardinal König Haus, Vienna and the Polytechnic University of Leiria, Portugal. The European Union financially supports this initiative under the Erasmus+ program (Grant No. 2023-1-RO01-KA220-VET-000166902). The Train-the-Trainers (TOT) course curriculum in Palliative care is focused on Death Literacy and Creating Learning Communities from the Plublic Health Palliative Care perspective. The document presents TOT conceptual foundations, adult learning Philosophy, learning fields and objectives, learning outcomes per content, and evaluation.
- Turismo inclusivo: A experiência Turística e a Terapêutica na DemênciaPublication . Rosa, Marlene; Martins, Rui; Silva, Emanuel[Introdução] Numa era marcada por desafios sem precedentes, a demência emerge como uma pandemia silenciosa, transpondo barreiras e convocando a necessidade de iniciar uma jornada por entendimento e respostas. Não limitada a fronteiras geográficas ou sociais, esta condição afeta uma parcela substancial da população mundial, sendo cada vez mais reconhecida como uma crise de saúde pública que exige uma resposta coordenada e compassiva. [Conclusão] Este guia foi meticulosamente concebido para fornecer orientações específicas e valiosas a diversos grupos que interagem com pessoas que vivem com demência, permitindo planear e realizar viagens seguras e confortáveis, e garantindo que as experiências turísticas sejam acessíveis e enriquecedoras para todos.
- Avaliação do impacto das abordagens bottom-up e top-down nas atividades da vida diária em pessoas com neglect – revisão sistemáticaPublication . Rosa, Marlene; Vieira, Andreia; Novo Bártolo, Marisa; Martins, Ana Rita; Oliveira, Catarina; Silva, CândidaRESUMO | INTRODUÇÃO: Atualmente não existe um consenso entre quais as caraterísticas das abordagens (bottom-up ou top-down) mais eficazes na reabilitação das Atividades da Vida Diária (AVDs) em pessoas com Síndrome de Neglect (SN). OBJETIVO: Caracterizar as abordagens (bottom-up ou top-down) e o seu impacto nas AVDs em adultos e idosos com SN. MÉTODOS: Esta revisão sistemática foi realizada de acordo com a recomendação PRISMA - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed, Web of Science, PEDro e Cochrane. Foram considerados estudos experimentais em que pelo menos uma técnica das abordagens bottom-up e top-down fosse utilizada. A ferramenta Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist for RCTs foi utilizada para avaliar a qualidade metodológica dos estudos. Foi usada a seguinte combinação de palavras chave: Neglect Syndrome OR Unilateral Syndrome OR Neglect (…) AND Activities of Daily Living OR Daily (…) AND Treatment OR Intervention OR Technique (…). RESULTADOS: Foram incluídos 16 estudos, dos quais 9 incluem técnicas de abordagem bottom-up, 6 incluem técnicas de abordagem top-down e 1 artigo inclui técnicas das duas abordagens. As técnicas da abordagem bottom-up que aumentaram a independência nas AVDs foram Visuomotor Feedback Training, Smooth Pursuit Eye Movement Training e a combinação de Eye Patching com Constraint-induced Therapy. Na abordagem top-down as técnicas com os mesmos resultados foram Visual Scanning, Mental Practice, Continuous Theta Burst Stimulation e Transcranial Direct Current Stimulation. CONCLUSÃO: As abordagens bottom-up e top-down aumentam a independência nas AVDs e cada uma contém técnicas com significativo impacto positivo, como Visuomotor Feedback Training e Continuous Theta Burst Stimulation. O presente trabalho permitiu uma análise crítica à classificação das abordagens em bottom-up e top-down, uma vez que não são sensíveis à distinção dos mecanismos de reabilitação envolvidos.
- A promoção da esperança em fim de vida: avaliação da efetividade de um programa de intervenção em pessoas com doença crónica avançada e progressivaPublication . Querido, AnaA Esperança é essencial na experiência de viver com a doença crónica avançada e progressiva. Manter a esperança em situações de sofrimento físico, psicológico, espiritual e social requer uma gestão das condições facilitadoras e inibidoras da esperança, num equilíbrio que pode ser muito difícil conseguir sem a ajuda de profissionais competentes. A promoção da esperança enquanto foco da área de atenção de Enfermagem é imperativa na prática dos enfermeiros que cuidam de doentes em situação de fim de vida, capaz de produzir resultados no aumento do conforto e da qualidade de vida. No entanto as intervenções dirigidas à promoção da esperança são frequentemente inespecíficas na sua natureza, pouco adaptadas às reais necessidades dos doentes e de efeito difícil de avaliar. Com o objetivo de desenvolver e testar um programa de promoção de esperança para as pessoas com doença crónica avançada e progressiva, realizou-se este trabalho composto por quatro estudos: - O primeiro permitiu adaptar à realidade portuguesa e validar os instrumentos de medida de esperança (HHI) conforto (HCQ) e qualidade de vida (MQOL) numa amostra de 205 doentes em fase paliativa em diferentes contextos. Os resultados permitiram obter instrumentos válidos, com boas capacidades psicométricas, capazes de medir a eficácia de intervenções nestas variáveis; - O segundo visou o estudo das características da esperança, conforto e qualidade de vida (QV) na mesma amostra, para identificar a relação entre estas variáveis e os fatores mediadores. Os resultados permitiram identificar as necessidades de esperança dos doentes e as condições sociodemográficas e clínicas influentes na sua esperança, que foram tidos em consideração na criação do programa de intervenção. O objetivo do terceiro estudo foi construir um programa de intervenção de Enfermagem para promover a esperança a partir da revisão da literatura e dos resultados do estudo anterior. O Programa de Promoção de Esperança (PPE) cumpre as premissas das intervenções de enfermagem efetivas. No quarto estudo testou-se a efetividade do PPE nas variáveis esperança, conforto e QV, num desenho experimental longitudinal do tipo préteste – pós teste ao longo de um mês. A amostra de 26 doentes em fase paliativa foi randomizada em dois grupos equivalentes e a aplicação do programa foi realizada no domicílio a um dos grupos. Os resultados são favoráveis à efetividade do PPE na promoção da esperança, com efeitos positivos no conforto e na QV. Os resultados contribuem para uma prática mais efetiva, um ensino mais dirigido às intervenções autónomas e para uma investigação mais produtiva.