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ESAD.CR - Dissertações de Mestrado de docentes

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Recent Submissions

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  • Matéria, Brilho e Cor: Características do Azulejo e sua importância na percepção espacial
    Publication . Lobo, Carla
    A utilização do azulejo como cor/revestimento na arquitectura em Portugal é uma herança histórica e cultural, que marca presença como contributo inequívoco para a construção da imagem das nossas cidades. Estudos e publicações sobre revestimentos azulejares reflectem a sua relação intrínseca com a arquitectura, enaltecendo o seu papel como mais valia para o edificado, que decorre do seu valor simbólico. De como o azulejo contribui para a qualificação dos espaços e porquê, tem sido temática aflorada, mas pouco explorada. Partindo da hipótese de que o azulejo, enquanto matéria, brilho e cor da arquitectura, actua como um elemento qualificador do espaço público exterior urbano, procurou-se apontar os fundamentos que validassem o que era defendido por via da sensação e da emoção, através de uma abordagem no espaço urbano de Lisboa. Optou-se por uma pesquisa mista que permitisse cruzar dados recolhidos por critica literária (de várias áreas de conhecimento), observação directa de exemplos, e contributos de peritos com obras realizadas na cidade, que documentassem, com base em práticas vividas, o que era apresentado como hipótese. No final da pesquisa foi possível concluir que, tinham sido encontrados fundamentos que comprovavam a hipótese formulada, mas que a continuidade do estudo, mais aprofundado, através de uma metodologia intervencionista, poderá resultar em esclarecimentos mais profundos, trazendo um real contributo para o conhecimento.
  • A influência do design da interface gráfica das aplicações na aprendizagem de tecnologias de projecto 3D
    Publication . Mateus, João Vasco Oliveira
    No âmbito da actividade docente, numa Escola de Design, com o objectivo de ensinar tecnologias de projecto por computador, temos constatado que apesar da semelhança estrutural e semiótica das interfaces, as curvas de aprendizagem são muito distintas, não só ao nível das aplicações como em cada variante dos cursos de design. Procurámos estabelecer um paralelismo evolutivo ao nível das tecnologias e da contribuição das teorias que envolvem Interacção Pessoa-Computador no desenvolvimento das interfaces gráficas abordando os aspectos da psicologia cognitiva e modelos mentais que considerámos pertinentes na análise efectuada. A investigação empírica centrou-se em ensaios de interacção num primeiro contacto com duas aplicações (CAD e modelação 3D) de projecto por computador a grupos de alunos diferenciados pelo ramo de Design (produto e gráfico). Situámos o estudo na mediação da aprendizagem através da tecnologia e não apenas na aprendizagem da tecnologia. Por este facto ao pretendermos avaliar a influência dos aspectos ergonómicos e comunicacionais das interfaces num enquadramento pedagógico, visando fundamentalmente a compreensão dos fenómenos cognitivos desenvolvidos pelos sujeitos em contexto de aprendizagem, justificamos a não opção integral pelas fórmulas típicas de comparação de interfaces e análise da usabilidade dos sistemas e a adopção de metodologias ligadas à engenharia semiótica. Globalmente os resultados permitiram, qualitativamente, descrever e compreender processos e formas de aprender no sentido de que possam produzir efeitos positivos, embora diferidos, na selecção e definição de novas estratégias de ensino que resultem numa redução do tempo de aprendizagem e facultem as competências de auto-aprendizagem essenciais para a proficiência exigida nestas tecnologias.