Coleções gerais - Relatórios técnicos
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- Análise do sucesso escolar do IPL face a outras instituições de ensino público nos anos lectivos 2002/2003, 200/2004 e 2004/2005Publication . Gabinete de Planeamento e Gestão
- Literacia para a Igualdade de Género, Não Discriminação e InclusãoPublication . Oliveira, Ana Zita Lopes Baptista de; Henriques, Carolina Miguel da Graça; Sá, Cristina Isabel Branco de; Duque, Gustavo Fernando Espírito Santo Fonseca; Brasão, Inês Paulo Cordeiro; Duarte, Isabel Fernanda Lopes; Varela, Jorge Alexandre Barroca de Sousa; Frade, José José Manuel Couceiro Barosa Correia; Silva, Paulo Jorge Soares da; Pinto, Rui Manuel da FonsecaNo âmbito da implementação do Plano de Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão do Instituto Politécnico de Leiria, procurou-se conhecer literacia dos dirigentes institucionais sobre a temática da igualdade de género, não discriminação e inclusão, em que o questionário se encontrava dividido por seis dimensões. Após o convite à participação dos dirigentes institucionais, num total de 33 dirigentes, participaram 13 dirigentes de forma voluntária, livre e esclarecida. Verificou-se uma baixa taxa de adesão dos dirigentes à resposta a este questionário, possivelmente por falta de sensibilização face à problemática. Observa-se ainda, pelas respostas obtidas, que são necessárias medidas e intervenções que potenciem a conscientização e os conhecimentos dos dirigentes do Instituto Politécnico de Leiria face às temáticas da Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão.
- Literacia para a Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão – Relatório Institucional dos Colaboradores do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Oliveira, Ana Zita Lopes Baptista de; Henriques, Carolina Miguel da Graça; Brasão, Inês Paulo Cordeiro; Varela, Jorge Alexandre Barroca de Sousa; Frade, José Manuel Couceiro Barosa Correia; Rosálio, Lina Manuela Lopes Henriques; Silva, Paulo Jorge Soares da; Pinto, Rui Manuel da FonsecaNo âmbito da implementação do Plano de Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão (IGNDI) do Instituto Politécnico de Leiria, procurou-se avaliar o nível de literacia dos colaboradores relativamente a estas temáticas. Após o convite dirigido aos colaboradores do IPLeiria, dos quais um total de 1464 foi convidado, participaram voluntariamente 261 colaboradores, incluindo docentes, técnicos e investigadores de carreira, de forma livre e esclarecida. Observa-se a existência de lacunas de conhecimento por parte dos colaboradores em áreas como os canais de queixa, as políticas contra o assédio e os mecanismos formais de igualdade de género.
- Metodologia para a Avaliação da Segurança Sísmica de Edifícios Existentes Baseada em Análises de Fiabilidade EstruturalPublication . Sousa, Romain; Costa, Alfredo Campos; Costa, Aníbal; Laboratório Nacional de Engenharia CivilA avaliação da segurança sísmica de edifícios existentes tem como quadro de referência o Eurocódigo 8 – Parte 3 (NP EN 1998-3; 2017), que apresenta procedimentos de avaliação com âmbito de aplicação geral. A complexidade destes procedimentos, aliada ao reconhecimento de que uma parte significativa do território nacional apresenta uma sismicidade moderada a baixa, faz com que a aplicação dos procedimentos definidos neste código seja demasiado complexa para a maioria dos edifícios existentes de pequeno a médio porte, que cumpram certos requisitos de regularidade estrutural. Além disso, dada a natureza estocástica dos sismos, o nível de exigência da segurança estrutural a requerer para as diferentes tipologias de edifícios nas diferentes zonas sísmicas deve ser definido em termos probabilísticos de forma a garantir que a probabilidade de se excederem certos níveis de danos, devido à ocorrência de sismos, seja uniforme no território nacional. Neste contexto, foi desenvolvido um estudo realizado ao abrigo do Protocolo de Colaboração no âmbito do Estudo de Procedimentos para Certificação Sísmica de Edifícios Existentes, de 2014, de cooperação entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) com o objetivo de definir procedimentos alternativos expeditos que, não pretendendo substituir a aplicação da regulamentação existente para a totalidade dos edifícios, permitem avaliar a segurança sísmica de uma sub-classe considerável de edifícios de forma mais expedita comparativamente aos procedimentos regulamentares de referência. Assim, neste documento são propostos dois métodos expeditos que permitem avaliar a resistência sísmica de edifícios de betão armado sem recurso a modelos numéricos, apenas com base nas propriedades geométricas (Método I) e também mecânicas (Método II) dos pilares dos edifícios. Não obstante a simplicidade dos dois métodos expeditos, utilizaram-se no seu desenvolvimento análises probabilísticas de avaliação de segurança sísmica (Nível 3, avaliação da probabilidade de excedência de estados limites), aplicadas a um universo de estruturas representativas de uma fração relevante do parque habitacional português. Os métodos aqui propostos permitem assegurar o mesmo nível de fiabilidade estrutural para diferentes graus de perigosidade sísmica em Portugal com avaliações tendencialmente mais conservativas para métodos com graus de simplificação crescente. Apresenta-se neste documento uma descrição detalhada das diferentes fases do estudo desenvolvido, terminando com um exemplo de aplicação dos diferentes métodos a um edifício existente de betão armado e com uma avaliação do grau de aproximação dos resultados obtidos com os métodos expeditos propostos relativamente à metodologia de avaliação sísmica de referência definida na NP EN1998-3 (2017).
- Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superiorPublication . Pinheiro, Fernanda; Sousa, Célia; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Sargento, AnaEstrategicamente posicionado numa região de múltiplas particularidades sociais, ambientais, económicas e culturais, o Politécnico de Leiria assume a inclusão como um dos valores primordiais da sua ação, ao nível da sua dinâmica interna, mas também na relação com a comunidade externa, nacional e internacional. Nesse contexto, o presente estudo de caso visa salientar o papel que o Politécnico de Leiria tem desempenhado, de um modo cada vez mais integrado e sistematizado, no âmbito da inclusão de pessoas com necessidades específicas. Com o intuito de promover a partilha e transferibilidade a outras instituições de ensino superior, são descritos múltiplos exemplos de boas práticas gerados no e com o Politécnico de Leiria, todos eles com um denominador comum: promover uma sociedade mais inclusiva, a partir da realidade interna e envolvendo ativamente a comunidade externa. As referidas boas práticas, desenvolvidas há mais de uma década, foram inicialmente dinamizadas de forma individual ou coletiva por pequenos grupos de investigadores, docentes, estudantes e técnicos. Desde setembro de 2018, e procurando construir uma nova etapa a partir dessa experiência acumulada, foi estabelecida uma parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV) para o desenvolvimento de um programa-piloto de inovação social para a inclusão de estudantes com necessidades especificas (NE), dando uma resposta articulada, empenhada e eficaz a este desafio. As práticas de inclusão do Politécnico de Leiria procuram contribuir para alcançar os objetivos de construção de uma sociedade mais inteligente, sustentável e inclusiva, estando alinhadas com o estabelecido na Estratégia Regional de Especialização Inteligente, concretamente na plataforma de inovação territorial incluída nas linhas orientadoras da RIS3 da Região Centro. Com as medidas inovadoras de inclusão de estudantes NE, pretende criar-se um impacto positivo na capacitação e autonomização dos estudantes, nomeadamente ao nível do acesso e sua identificação; da permanência e desenvolvimento dos estudos e da conclusão e inserção na vida ativa. Se, na escolaridade obrigatória, o apoio aos estudantes NE está sistematizado e previsto na lei, no ensino superior, em Portugal, a abordagem a este problema social está sobretudo assente nas políticas e prioridades de cada IES. O presente estudo de caso pretende, por isso, constituir um exemplo inspirador para que outras IES possam adotar soluções similares ou mesmo enquanto alerta para a necessidade de criação de políticas públicas orientadas para a equidade no ensino superior.
- Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de AçãoPublication . Lázaro, Alexandra; Pereira, Ana Patrícia; Henriques, Carolina; Toneca, Cláudia; Amaro, Dina; Tavares, Dina; Rodrigues, Filipa; Seco, Graça; Marques, Gorete; Silva, Joana Carrilho da; Varela, Jorge; Brites, Leonel; Rosálio, Lina; Magueta, Lúcia; Filipe, Luís Pereira; Caetano, Marta; Frade, Patrícia; Vaz, Paula; Gonçalves, Pedro; Alves, Sandra; Mina, Sónia; Reis, Susana; Almeida, Susana; Bernardino, Susana; Fonseca, Susana; Ferreira, Tiago; Tavora, VítorDe forma de criar e potenciar, no Instituto Politécnico de Leiria, um trabalho colaborativo a partir da identificação e utilização de uma metodologia integrada de promoção do sucesso escolar, que permita identificar, no contexto académico, todas as dimensões do problema e um roteiro de intervenção futuro que inclua a identificação de estratégias para promoção do sucesso académico em Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, foi desenvolvido o “Laboratório da Mudança”. Através de um método sistémico, participativo e criativo para enfrentar, gerir e mitigar problemas sociais complexos, como são o insucesso e abandono escolar, foi desenvolvido um trabalho em conjunto com os diferentes intervenientes da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, no qual foi utilizada a ferramenta Teoria da Mudança para a criação de um plano de ação face a problemas sociais complexos. No Laboratório da Mudança foram convidados a participar vários atores da comunidade académica do IP Leiria, desde direções e escolas, coordenações pedagógicas e demais serviços, bem como docentes e estudantes. A equipa multidisciplinar constituída para o desenvolvimento do Laboratório trouxe contributos variados relevantes e inovadores no desenho de uma estratégia colaborativa e na construção do presente plano de ação. Aquando da identificação do problema, e após o término do projeto, estes atores contribuirão na promoção de outras estratégias, além das propostas em desenvolvimento neste projeto, que possam ser concebidas no futuro visando a resolução dos problemas identificados do insucesso e abandono escolar.