ESSLei - Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo by Subject "Animação sociocultural"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Contributo das atividades de animação sociocultural nos idosos em serviço de apoio domiciliárioPublication . Botas, Dora Catarina Nogueira; Lopes, Sara Mónico; Lobão, CatarinaA dissertação que aqui se apresenta, de cariz qualitativo, procura perceber quais os contributos que as atividades de animação sociocultural desempenham para os idosos de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Santa Casa da Misericórdia de Pombal (SCMP), uma resposta social que oferece, apenas, serviços de higiene habitacional e pessoal, alimentação, tratamento de roupas e cuidados de saúde aos seus utentes. Animação Sociocultural na terceira idade surge como resposta à diminuição da sua atividade e das suas relações sociais. É considerada um fator determinante para a qualidade de vida das pessoas preservando a sua autonomia e podendo contribuir para um envelhecimento mais ativo e participativo. O método usado foi a investigação ação, com 13 utentes do serviço de apoio domiciliário, desenvolvendo-se um conjunto de atividades, previamente escolhidas por eles, como a expressão plástica, tertúlias, ginástica, caminhadas, manicure, jogos de cartas, leitura de jornais e a comemoração do aniversário. As técnicas que nos permitiram proceder à recolha de dados foram a pesquisa documental, a entrevista estruturada e a observação direta com recurso ao diário de campo. A pesquisa desenvolvida evidenciou que os utentes mostram maior interesse em desenvolver atividades que envolvam o diálogo, sobre assuntos do quotidiano pessoal e da atualidade portuguesa, e a atividade física. Percebeu-se que as atividades de animação socioculturais desenvolvidas trouxeram contributos a nível da mobilidade, das relações pessoais, da auto estima, da motricidade fina, entre outras. De futuro consideramos que as atividades de animação sociocultural devem ser um serviço a incluir na resposta social do serviço de apoio domiciliário.
- A importância da memória e da animação no envelhecimento ativoPublication . Luís, Inês Nazaré; Vieira, Ricardo Manuel das NevesSegundo Óscar Ribeiro, o envelhecimento enfatiza a importância de as pessoas perceberem o seu potencial para promover o seu bem-estar e, sobretudo, a sua qualidade de vida (Ribeiro & Paúl, 2011, p. 2). A qualidade de vida é um processo complexo e abstrato que contém vários critérios biológicos, sociais e psicológicos que devem estar em equilíbrio entre si e com o meio ambiente (Serafim, 2007) e se devem ligar a um projeto de vida (Vieira, 2012a). É importante que a pessoa idosa seja ativa nesta etapa e tenha uma participação constante, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento pessoal e comunitário. Neste âmbito surge a animação sociocultural, conceito que exploraremos particularmente, distinguindo-o do da animação cultural clássica, em que o animador possui conhecimentos de formação cultural mas não está tão preocupado com a promoção do convívio e das relações interpessoais (Lopes, 2011). Como poderá então o animador contribuir para o desenvolvimento da pessoa idosa e da comunidade e vice-versa? As histórias de vida são um caminho que o animador sociocultural poderá utilizar para intervir e promover o desenvolvimento comunitário duma forma humana, isto é, com sentido para os animandos. A pessoa tem de tomar a seu cargo o seu próprio projeto, se quer estar ativa. Assim, ter um projeto comunitário, ao domingo, que é reunir-se com os outros, é abraçar um projeto social que é, simultaneamente, um projeto de animação e de envelhecimento ativo. Assim sendo, aliar a animação sociocultural e ao desenvolvimento do património cultural e imaterial poderá permitir que as pessoas idosas valorizem a sua memória e identidade, sentindo-se úteis e ativas (Neri, 2001). Neste sentido, a animação sociocultural “situa o idoso num contexto comunitário amplo e diversificado, em que o sentido de «animar» se identifica com «dar vida social»” (Pinto, 2007, p. 65), contribuindo, assim, para o seu envelhecimento ativo.
- A importância de projetos e atividades de Envelhecimento Ativo para populações seniores: o exemplo da Casa-Museu • Centro Cultural João Soares – Cortes (Leiria)Publication . Marcelino, Ana Marina Rodrigues; Santos, Maria da Graça Lopes da Silva Mouga Poças; Mota, Natália Fonseca daA maioria dos idosos não usufrui corretamente do seu tempo lazer. Esse tempo livre deve ser ocupado com diversas atividades que promovem um envelhecimento ativo. A Casa- Museu João Soares é um espaço aberto à comunidade das Cortes que promove o envelhecimento ativo. Neste estágio, foi desenvolvida uma investigação-ação junto do grupo “Belidade” que frequenta a Casa-Museu. Foi implementado um questionário com o objetivo de observar se os hábitos dos idosos se alteraram desde a sua chegada à Casa-Museu João Soares, e se praticam um envelhecimento ativo. Os resultados obtidos nesta investigação-ação serviram de base para desenvolver novas atividades que obviem as necessidades apresentadas pelos seniores.